O atleta de Jiu-Jitsu Ruan JJ, de 26 anos, venceu neste domingo a Taça Rio Paty do Alferes, disputada em Paty do Alferes. O evento começou no sábado e contou com duas lutas. Ruan faz parte da categoria pesada, até 94 kg, sendo faixa preta-adulto.
De acordo com o lutador, na primeira luta, tendo como o oponente Júnior da Silva, ele venceu finalizando por “Armlock” – uma espécie de chave de braço, na qual o lutador pega o braço do adversário e o coloca entre as suas pernas -. “Minha última luta foi contra o Thiago de Araújo, na qual venci por pontuação o melhor de três. O placar foi de 9 a 0”, ressaltou.
Morador do bairro Bela Vista, em Pinheiral, Ruan, que faz parte do projeto social “Espaço e Cidadania”, do Governo Federal em parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense), tem em sua bagagem grandes conquistas, como mundiais, pan-americanos, sul-americanos, Open Costa Verde, entre outros. “O que me motiva são os meus alunos e patrocinadores, que me ajudam a correr atrás de meus sonhos e objetivos. Sou muito grato a todos eles”, enfatizou.
Ainda segundo Ruan, outros 11 atletas, que fazem parte de um projeto social que acontece no Criaad de Volta Redonda, unidade do Degase, participaram do evento, brilharam e conseguiram trazes medalhas. O projeto, que tem como objetivo treinar menores infratores, agentes e alunos da comunidade local, é responsável por gerar inclusão destes adolescentes da comunidade local. Dos 11, nove conquistaram medalha de ouro. “Eles foram treinados pelo professor Wagner, que tem todo mérito na conquista dos meninos. É um orgulho muito grande fazer parte disto”, concluiu Ruan.