Uma megaoperação da Polícia Civil do Rio de Janeiro está sendo realizada nesta terça-feira (3) no Complexo da Penha, Zona Norte da cidade. A ação, denominada Operação Torniquete, tem o objetivo de combater o roubo de cargas e de veículos. Até o momento, um casal foi preso e cinco pessoas foram feridas, dentre as quais uma jovem, de 22 anos, um policial civil, outra mulher e dois homens.
A jovem, segundo informações preliminares, foi atingida na perna em um ponto de ônibus e está internada em estado grave e um hospital da cidade. Ela já passou por cirurgia. O policial foi baleado no peito. Um homem foi atingido na mão, enquanto as outras duas vítimas foram atingidas por estilhaços.
Escolas e postos de saúde não abriram, e ônibus deixaram de circular. Há relatos de tiroteio desde às 5h20min da manhã. Mais de 200 policiais de 18 unidades foram mobilizados para a ação, a partir da Cidade da Polícia, incluindo a tropa de elite da Polícia Civil, além de uma equipe da Coordenadora de Recursos Especiais (Core).
Estão sendo procurados chefes do Comando Vermelho (CV), dentro eles o traficante Doca, que se chama Edgar Alves de Andrade. Criminosos foragidos do Ceará e Pará, que estão escondidos na favela, também são procurados.
Moradores relataram terem visto pelo menos 5 blindados circulando pelas comunidades e um helicóptero sobrevoando o complexo. Por volta das 6h, policiais fecharam todos os acessos da Rua Uranos, uma das principais da Penha. Também participavam da ação a Polícia Militar e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ). (Foto: Reprodução/TV Globo)