O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) marcou para o próximo dia 12 de setembro a eleição suplementar em Itatiaia. A data foi definida em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (1) pelos desembargadores.
A eleição de novembro do ano passado foi anulada porque a Justiça Eleitoral considerou que o prefeito reeleito, Eduardo Guedes, tinha concorrido a um terceiro mandato consecutivo, o que é proibido pela legislação. O pleito suplementar chegou a ser marcado para 11 de abril, mas foi suspenso por causa da pandemia de Covid-19.
Com a anulação da eleição de 2020, quem assumiu o cargo interino do prefeito foi o presidente da Câmara Imberê Moreira. Porém, ele foi afastado da função no dia 8 do mês passado pela Justiça, a pedido do Ministério Público por suspeita de improbidade administrativa.
Desde então, quem está conduzindo administrativamente a cidade é o também vereador Vaninho Rodrigues, que havia assumido a presidência da Câmara após Imberê tomar posse como prefeito temporário.