Os moradores do bairro Lago Azul, em Barra do Piraí, voltaram a fechar a BR-393 (Lúcio Meira) na manhã desta segunda-feira (13). O ato ocorre no km 258, no bairro Lago Azul, mesmo ponto onde ocorreram as últimas no mês de janeiro. A Polícia Rodoviária Federal está no local.
O motivo dos protestos é a falta de solução para o alagamento no bairro que, segundo eles, já dura 40 dias sem uma solução da K-Infra, concessionária da rodovia, responsável por uma obra, em 2019, que estaria provocando a situação. A manifestação fecha a pista nos dois sentidos.
De acordo com Josiane Regina Barbosa da Silva Leopoldo, são 25 moradias afetadas, sendo que uma já caiu e outras duas ameaçam desabar. “Vamos manter o protesto até que alguém apareça para conversar”, disse a moradora. Josiane enviou um vídeo mostrando a origem do alagamento.
Ela explicou que havia um bueiro por onde, antes da obra, a água transbordava e chegava a atingir algumas casas. “Mas quando a chuva para a água escorria. Agora não. Falaram que iriam resolver e até agora, nada”, afirmou. Segundo também a moradora, o máximo feito pela K-Infra foi a instalação de uma bomba de sucção, que não consegue puxar a água.
Josiane disse ainda que o problema estaria comprometendo o asfalto e alerta para o risco de acidentes. No local do protesto, há uma ponte que passa sobre algumas residências. “No dia 20 de janeiro teve uma reunião com a K-Infra e com a prefeitura. Ficou estipulado que cada uma faria sua parte. Tinham que drenar esta água. Não fica ninguém acompanhando, não tem um plano B, mesmo com a gente pedindo, implorando. É um descaso muito grande.
A moradora contou ainda que as famílias afetadas não receberam, até o momento, ajuda da prefeitura com aluguel social. “Eu mesma, que tenho seis pessoas em casa, tive que alugar por minha conta uma quitinete. Outras pessoas estão na mesma situação”, afirmou.