O secretário Municipal de Ordem Pública (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa vem realizando entrega exemplares do Estatuto do Idoso em bairros distintos de Volta Redonda, em locais onde se reúnem os grupos de Convivência da Melhor Idade, organizados pela Secretaria de Ação Comunitária (Smac). Em apenas cinco dias, 352 idosos já ganharam o Estatuto, mas a meta é que cada pessoa idosa do município possa ter um exemplar.
Trata-se da nova abordagem da Patrulha de Proteção ao Idoso, com o objetivo de passar conhecimentos da legislação em vigor, para proteger essa parcela vulnerável da sociedade de maus-tratos e abuso em geral. O projeto faz parte do Junho Violeta, que é o mês de conscientização da violência contra os idosos. Todos os locais onde há concentração de pessoas com idade acima de 60 anos receberão as visitas da equipe da Ordem Pública e da Patrulha do Idoso.
Elizabete Teixeira coordena o novo trabalho, com dinâmicas de grupo mostrando situações de violência contra os idosos de forma lúdica e despertando o interesse pela leitura do Estatuto. Os encontros contam com os esclarecimentos sobre o Estatuto pela advogada Adriele Gama, do Projeto Advogado Social da Smac, além da psicóloga Nathalia Guimarães, do Núcleo de Atendimento ao Idoso (NUAI), e do guarda municipal Cristiano Cunha, responsável pela Patrulha. Os encontros são encerrados com a participação do inspetor G.do Carmo, que está levando, através da música, uma mensagem de valorização dos idosos.
“Vamos trabalhar sem descanso para mudar a realidade enfrentada pelos nossos idosos. A maior ferramenta do idoso contra os crimes que estão no Estatuto é o conhecimento, para que eles possam saber e exigir os seus direitos. Se em algum momento essa legislação for desrespeitada, basta fazer contato com algum órgão da Smac e da Semop, para que a Patrulha de Proteção ao Idoso seja acionada e possa oferecer a proteção necessária”, afirmou o secretário da Semop, Luiz Henrique.