Dos 1.785 presos que receberam o benefício da Visita Periódica ao Lar (VPL) pela Justiça fluminense, 253 não retornaram aos presídios, sendo considerados fugitivos. Todos eles estavam cumprindo pena no regime semiaberto e deveriam se apresentar até às 22h do dia 30 de dezembro, mas não compareceram. A evasão corresponde a 14%, uma redução em relação ao ano anterior, que registrou uma evasão de 42%.
Dentre os presos fugitivos, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), estão dois ex-chefes do Comando Vermelho: Saulo Cristiano Oliveira Dias, conhecido como SL, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, também conhecido como Bin Laden.
Saulo Cristiano é proveniente do Complexo do Chapadão e foi preso em São Paulo em 2013, juntamente com Luiz Fernando do Nascimento Ferreira, conhecido como Nando do Bacalhau, considerado de alta periculosidade. Já Paulo Sérgio comandava o tráfico de drogas na favela Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul.
Segundo a Seap, os 1.785 detentos beneficiados com a VPL deixaram as unidades prisionais a partir das 6h do dia 24 de dezembro para passarem o Natal com suas famílias. Eles receberam autorização temporária da Justiça para deixarem as unidades penais, conforme previsto no benefício de visita periódica ao lar, popularmente conhecido como “saidão” de Natal. A data limite para o retorno ao sistema penitenciário era o dia 30 de dezembro e a maioria cumpriu a determinação. A reportagem é do O Antagonista. (Foto: Jaquelina Noceti/Secom)