A LIV Saúde e o Hospital Santa Cecília, em Volta Redonda, estão realizando durante o Outubro Rosa, uma programação para promover a conscientização e cuidado da saúde da mulher. O Outubro Rosa é um movimento internacional que tem como objetivo principal alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que afeta um grande número de mulheres em todo mundo.
Como parte dessa campanha, o Hospital Santa Cecília e o Plano de Saúde LIV, ambos do Grupo ICC, estão realizando uma programação especial ao longo do mês. Além de abordar o câncer de mama, o Outubro Rosa também busca conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde feminina de maneira geral, incluindo a prevenção de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte entre as mulheres no país.
A programação do Hospital Santa Cecília e LIV Saúde começou no dia 29 de setembro, com a produção de laços rosas simbólicos. No dia 6 de outubro, foi realizada uma palestra sobre prevenção e saúde feminina com o Dr. Alberto Uba, coordenador médico em ginecologia e obstetrícia, no auditório do hospital. No dia 17 de outubro, está prevista uma ação chamada Correio Fraterno, que oferecerá apoio aos pacientes em tratamento de câncer.
O Hospital Santa Cecília é referência no tratamento do câncer e possui um centro oncológico completo, que oferece atendimento personalizado e de qualidade aos pacientes. Com uma equipe multidisciplinar especializada e uma infraestrutura moderna, o hospital garante o suporte necessário para o tratamento e acompanhamento dos casos oncológicos.
E para encerrar o mês, haverá a soltura de balões rosas como forma de celebrar essa importante causa. Além disso, o Hospital Santa Cecília também irá promover uma palestra de conscientização para os funcionários da CSN.
– É fundamental ressaltar a importância da prevenção no combate ao câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura da doença. Por isso, é recomendado que as mulheres realizem exames preventivos regularmente, como mamografia e o preventivo do colo uterino. Além disso, manter hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e evitar o consumo de álcool e tabaco, também contribui para a preservação da saúde feminina- afirma Alberto Uba.