Uma noite inesquecível para quem participou do Jantar Solidário, promovido em parceria entre o Escritório da Cidadania e o curso de Nutrição do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), na noite dessa terça-feira (26), no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. O evento reuniu cerca de 100 moradores do entorno da instituição, ligados à associação sem fins lucrativos Projeto Amor em Ação e teve como tema o Mês da Mulher. Foi a segunda edição do projeto, que alcançou um grande sucesso e serviu 250 refeições.
O encontro foi realizado no refeitório do curso de Medicina, e contou com a participação ativa de 26 alunos do curso de Nutrição, além do coordenador do curso, professores e funcionários. Para os estudantes foi uma experiência enriquecedora, que os envolveu por duas semanas, desde a escolha dos alimentos, passando pela aquisição dos ingredientes e materiais, até a confecção da comida que, por ser uma quantidade grande, foi necessário o uso de técnicas específicas de culinária.
O cardápio foi escolhido por ser prático, com baixo custo, bom rendimento e alto poder nutritivo: arroz, estrogonofe e batata palha, além de suco de frutas e sobremesa, com açaí, sorvete e doce de leite, este último doado pela Fundação Oswaldo Aranha (FOA). O coordenador do Escritório da Cidadania, Dario Aragão Neto, explica que o acolhimento é tão importante quanto o alimento em si.
“Procuramos atender ao corpo físico, uma vez que algumas dessas pessoas passam o dia inteiro com uma única refeição, mas o acolhimento é um alimento para a alma, pois procuramos conversar com todos e tentar ajudar, se necessário. A intenção com esse jantar social foi brindar as famílias, mães e crianças pelo mês dedicado à mulher, mas como a data está bem próxima à Páscoa, foi também um momento de pensar no próximo, de fazer valer os pensamentos cristãos e os ensinamentos de Jesus, independente das suas crenças”, refletiu Dario.
De acordo com o coordenador do curso de Nutrição, Alden dos Santos, os estudantes e membros da Liga Acadêmica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lasan) se empenharam na organização do jantar, com recursos conquistados através de uma rifa de cesta de chocolate e de doações de alimentos e materiais descartáveis. Os alunos se dividiram entre as partes da manhã, tarde e noite, num trabalho que foi traduzido como empolgante.
“A iniciativa surgiu da parceria bem frutífera do Escritório da Cidadania com o curso de Nutrição e a Lasan, e está sendo um test drive para quando estivermos com a unidade móvel nos preparos das refeições para a população de menor habilidade social e que, em breve, estará levando uma alimentação adequada para a população em situação de rua, em diversos locais da cidade. Vamos ainda preparar mais jantares solidários, aproveitando outras datas emblemáticas”, garantiu.
A estudante de Nutrição e diretora de propaganda e marketing da Lasan, Malu Cordeiro afirmou que participar da Liga Acadêmica está sendo transformador e o projeto foi uma das iniciativas mais gratificantes que já esteve envolvida.
“O dia do Jantar Solidário é um verdadeiro testemunho da união e generosidade da comunidade acadêmica. Estudantes, professores e funcionários se unem para apoiar essa causa, contribuindo com doações e participando do evento. Ver a felicidade estampada nos rostos daqueles que foram beneficiados é emocionante e reafirma o poder que temos quando nos unimos por uma causa nobre”, disse, muito emocionada.
Uma das principais coordenadoras do Jantar Solidário é a professora Paula Leoni, que desde o início trabalhou e acompanhou os estudantes na produção do jantar. De acordo com ela, a primeira coisa a se pensar num projeto como esse é o custo e o valor nutritivo, e o trabalho dos alunos foi fundamental para que tudo desse certo:
“Adultos e crianças repetiram o prato mais de uma vez e ainda levaram quentinhas para casa, que nos deixou muito felizes e sabedores que o nosso objetivo foi alcançado. Vamos promover mais jantares este ano, desde o planejamento até a execução do evento, com cada ação sendo marcada pela solidariedade e comprometimento, visando promover a segurança alimentar e nutricional e doando amor para quem mais precisa”, destacou Paula.
A dona de casa Rosileia Miranda Gomes, moradora de Três Poços, compareceu ao Jantar Solidário com três dos seus cinco filhos e comentou sobre o evento, feliz por ter sido convidada:
“Este jantar é mais um carinho que o UniFOA tem com a gente, pois eles são uma família, tratando de graça dos dentes dos meus filhos desde que nasceram, e agora eu também estou tratando dos meus. Para a nossa família, o UniFOA é uma benção que Deus nos colocou, porque temos toda a assistência que precisamos, assim como meus vizinhos. Quando ganhei o convite fiquei muito contente, pois eu e meus filhos nos sentimos sempre acolhidos, tendo muita atenção e respeito por parte de todos que trabalham aqui”, testemunhou ela.
Já o atual presidente do Projeto Amor em Ação, Douglas José da Silva explicou que a localidade onde moram essas pessoas necessita de mais atenção do poder público e que a FOA/UniFOA vem suprindo essa carência em muitas áreas. A associação não tem fins lucrativos, sobrevivendo de doações, e oferece atendimentos com psicólogo, psicopedagogo, aulas de reforço escolar e esportes, como futebol e ginástica.
“É uma luta diária para conseguir manter os projetos sem receber nenhuma verba, e gestos como este Jantar Solidário faz toda a diferença. Quando falei que tinha este jantar no UniFOA, todos se animaram e sentiram gratos pela oportunidade. Sabemos que é um trabalho de ‘formiguinha’, mas as políticas públicas são assim mesmo e esperamos poder chegar muito mais longe junto a essa comunidade e a imprescindível ajuda do UniFOA. Somos muito gratos,” finalizou.