Foi decretado nesta semana pela prefeitura de Itatiaia estado de emergência na saúde em decorrência da dengue na cidade. A publicação saiu na segunda-feira (5) no Boletim Oficial do Município, divulgado somente na terça-feira (6) pela assessoria de comunicação.
Somente em janeiro, 413 casos da doença foram confirmados na cidade. Uma idosa, de 98 anos, diagnosticada no dia 5 de janeiro com dengue, faleceu quatro dias depois. A determinação, segundo o governo municipal, “busca priorizar as ações de emergência do Poder Público para a adoção de medidas preventivas no combate à proliferação do mosquito transmissor, autorizando o Governo Municipal a adotar medidas administrativas para a contenção da epidemia, como aquisição de insumos e materiais”.
O objetivo, ainda segundo a prefeitura, é reforçar as ações de prevenção e o controle da transmissão, orientar a prática assistencial para os Sistemas de Saúde e integrar os recursos municipais no enfrentamento do aumento expressivo dos casos de dengue.
A prefeitura concluiu dizendo que o governo está realizando ações de combate à doença pela cidade e pede a ajuda da população para eliminar os focos do mosquito.