Atualizada às 20h08min – A invasão de um homem a escola Espaço Verde, no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, na segunda-feira (30), gerou apreensão e preocupação em professores, funcionários e pais de alunos que estudam na unidade escolar. Vestindo uma capa preta do anime “Naruto”, com desenhos vermelhos, ele entrou no local, na Rua 31-A, e subiu até o segundo andar da escola.
“Estou tremendo até agora. O homem passou pela porta, onde fica a secretaria, e entrou na escola, bebeu água no bebedouro e foi para o segundo andar. Dois pais e um funcionário tiveram que ir até atrás do homem após ser avisado por uma mãe e retirá-lo da escola. Uma professora teve que se trancar junto com as crianças em uma sala falando que estava com medo e esperava ele sair”, disse. Uma foto do homem com a roupa preta com desenhos vermelhos circula nas redes após ser contido.
Fontes ligadas a Polícia Civil ouvidas pelo jornal disseram que o homem possui deficiência mental e já é conhecido das autoridades. Outra mãe informou ao portal que os pais criaram um grupo com toda a escola para exigir um posicionamento da direção. “Foi uma situação muito séria. Um pai acionou a polícia e ela esteve no local, mas o indivíduo já havia sido liberado pelo próprio funcionário”, disse.
Em nota encaminhada à imprensa na noite desta terça-feira (1º), a escola ressaltou que todos os protocolos de segurança foram seguidos e que nenhuma pessoa foi colocada em risco durante o ocorrido. Além disso, o colégio afirmou que irá reforçar as medidas de segurança após o incidente. “Estamos em constante avaliação de nossas práticas de segurança e já iniciamos a revisão das medidas atuais para evitar que situações como essa se repitam no futuro. Agradecemos a pronta colaboração de todos os envolvidos e reforçamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos alunos. Em breve, será realizada uma convocação com todos os pais e responsáveis para apresentar as ações adicionais que serão implementadas por nossa instituição”, concluiu.
Confira abaixo o comunicado na íntegra do Espaço Verde
“Na tarde de ontem, durante o horário de saída, um homem em aparente estado de desorientação mental invadiu as dependências da nossa escola. Graças à rápida intervenção de nossa equipe e de alguns pais que estavam presentes, o invasor foi imediatamente retirado do local. A polícia foi acionada e, imediatamente, deteve o indivíduo sem que houvesse qualquer dano aos nossos alunos ou funcionários. Obtivemos informações com as autoridades de segurança que o indivíduo se trata de um paciente atendido pelo sistema de saúde mental do município e que o mesmo é acompanhado por profissionais do Centro de Atendimento Psicossocial.
Queremos tranquilizar a comunidade escolar, ressaltando que todos os protocolos de segurança foram seguidos e que nenhuma pessoa foi colocada em risco durante o ocorrido. Estamos em constante avaliação de nossas práticas de segurança e já iniciamos a revisão das medidas atuais para evitar que situações como essa se repitam no futuro.
Agradecemos a pronta colaboração de todos os envolvidos e reforçamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos alunos. Em breve, será realizada uma convocação com todos os pais e responsáveis para apresentar as ações adicionais que serão implementadas por nossa instituição”.