O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, em Volta Redonda, recebeu nesta semana mais um novo e moderno equipamento para melhorar o atendimento aos pacientes. A torre de videolaparoscópio para uso geral e colecistectomia foi adquirida pelo hospital para reforçar o serviço de videocirurgia.
O novo equipamento conta com resolução 4k, proporcionando maior definição das imagens; conexões Bluetooth, Wi-fi, USB, e interligação com sistema inteligente, o que permite a execução da telemedicina; e uma microcâmera moderna para cirurgias minimamente invasivas entre outros acessórios.
A diretora-geral do Hospital do Retiro, Marcia Cury, explica que o videolaparoscópio vai permitir a realização de cirurgias não abertas, com técnica considerada minimamente invasiva e segura para os pacientes. Na videolaparoscopia, os cortes são substituídos por pequenos furos, quase imperceptíveis, feitos com a ajuda de pequenas pinças com câmera nas pontas, que permitem a visualização em duas dimensões do local da cirurgia e facilitam o procedimento. Entre os principais benefícios está o tempo da recuperação do paciente, que é menor.
“O sistema consegue acessar quase todos os órgãos com um aparelho que contém uma minicâmera transmitindo imagem em alta resolução para os monitores de vídeo, proporcionando mais nitidez, além de auxiliar para que os cirurgiões tenham mais segurança durante o procedimento”, explicou Márcia Cury, citando que a videolaparoscopia é mais procurada para casos de retirada de vesícula biliar, reparo das hérnias, retirada de baço, útero, ovários e tumores.
A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, lembra que esse é mais um investimento que a secretaria vem implementando na rede municipal para melhorar o atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
“A torre contribui muito com a eficiência e o sucesso das cirurgias, e a segurança e recuperação dos pacientes. Com isso, a Secretaria de Saúde, por meio do Hospital Dr. Munir Rafful, reforça a sua missão de trazer o que há de melhor em tecnologia e inovação, sempre com a proposta de oferecer o melhor cuidado possível a todos que procuram a unidade”, afirmou a secretária.