A Fundação Beatriz Gama, de Volta Redonda, promoveu na terça-feira a formatura de 236 formandos dos cursos profissionalizantes promovidos pela instituição durante o primeiro semestre deste ano. A solenidade de formatura aconteceu na quadra da FBG, no Retiro. Os cursos foram de cabeleireiro, corte e costura, confeitaria, depilação, empreendedorismo, estética corporal, eventos, maquiagem, mecânica de autos e manicure.
A profissional da área de saúde, Irenita Dias Fialho, do bairro Santa Cruz, concluiu o curso de cabeleireiro e pretende para atuar na profissão. “Dei um tempo na área da saúde e procurei novos caminhos. Esse curso de cabeleireiro foi uma terapia para mim, mas também quero trabalhar na área”, disse.
Enquanto alguns buscam mudança de carreira, outros querem somar conhecimentos. É o caso da aposentada Cláudia Valéria Gonçalves, de 57 anos, do Conforto. Ela concluiu o curso de estética corporal, o segundo que ela frequentou na FBG.
“Eu fiz o de Eventos em 2019. Cheguei a fazer a inscrição depois para o de mecânica, mas veio a pandemia e parou. Agora termino meu segundo curso e pretendo fazer todos. O de mecânica porque quero cuidar do meu próprio carro. Gostei muito dos cursos, primeiro pela qualidade do ensino, pelos profissionais com quem temos contato e, também, porque abre vaga de trabalho”, ressaltou Cláudia.
O presidente da FBG, Vitor Hugo, lembrou a importância do projeto Cursos Profissionalizantes, voltado para a profissionalização de jovens e adultos, buscando aperfeiçoar habilidades, gerando oportunidades e crescimento pessoal e profissional.
“Essa qualificação visa formar pessoas com valores humanitários e profissionais para o atendimento das demandas no mundo do trabalho. Estimulando novos projetos e perspectivas de vida, através do empreendedorismo para a sua sustentabilidade e da própria família”, explicou.
Os cursos têm curta duração, com 70% das aulas em módulo prático, com conteúdo focado nas necessidades reais do mercado. O público-alvo é formado por adolescentes, jovens e adultos com idade a partir de 16 anos, residente em Volta Redonda. (Foto: Divulgação)