A Fifa avaliou positivamente a arbitragem do mexicano Cesar Ramos na estreia do Brasil na Copa do Mundo. A seleção brasileira reclamou muito de um empurrão do suíço Zuber em Miranda no lance que gerou o gol de empate da Suíça.
A equipe do ÁRBITRO DE VÍDEO analisa constantemente todos os lances do jogo – o que chamam de checagem silenciosa. O lance do gol foi revisto pelos árbitros que atuaram no jogo entre Brasil x Suíça e ninguém achou que foi falta. Todos os lances são avaliados em tempo real, durante o jogo. Não há checagem no intervalo e nem após as partidas. A ideia é que o árbitro possa rever eventuais decisões equivocadas a tempo, para que erros não tenham influência sobre o resultado da partida. A entidade não vai comentar oficialmente a atuação de cada árbitro e nem eventuais reclamações de seleções. A avaliação da Fifa é que o ÁRBITRO DE VÍDEO tem funcionado corretamente.
Além do gol suíço, o jogo ainda reservou outra polêmica. O lance aconteceu aos 29 minutos do segundo tempo, quando Gabriel Jesus teria sido empurrado dentro da área e o juiz deixou o jogo seguir.
Após o jogo, o técnico Tite disse que o possível pênalti até cabe interpretação, mas criticou o lance em cima de Miranda em entrevista coletiva. Para ele, o empurrão foi muito claro.
O técnico da Suíça Vladimir Petkovic discorda do treinador brasileiro. Para ele, quem falhou no lance foi a defesa brasileira e não a arbitragem. O jogo terminou em 1 a 1. O gol brasileiro foi feito por Philippe Coutinho.