A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, está sediando a exposição “Mulheres Incríveis” em alusão à “Primavera Rosa”, campanha da Secretaria Municipal de Saúde para conscientizar e prevenir as mulheres do câncer do colo do útero e de mama, ampliando a oferta de exames preventivos e mamografias. A mostra foi aberta no final da tarde de sexta-feira (6) e pode ser visitada até o próximo dia 30, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é de graça.
A mostra faz parte do projeto homônimo criado pela fotógrafa Fabíola Ito, em 2016, retratando mulheres em transição para maturidade. Após dois anos, a fotógrafa recebeu o convite da funcionária pública Kátia Teobaldo, ex-paciente oncológica, para fazer a exposição voltada para mulheres com câncer de mama.
“Desde então, faço a exposição, que se tornou também uma imersão com estas mulheres, em busca de resgatar a autoestima delas. Hoje, Kátia Teobaldo atua como coordenadora do projeto, junto comigo e uma equipe de voluntárias que dão suporte para que esse trabalho possa ser realizado”, conta Fabíola Ito, destacando que a exposição deste ano reúne dez fotografias.
O secretário de Cultura Anderson de Souza elogiou a iniciativa. “O trabalho é esteticamente bonito e tem um papel social muito importante, principalmente dentro da campanha ‘Primavera Rosa’. Precisamos chamar atenção para a necessidade do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e útero, mas também mostrar para as mulheres que a doença tem tratamento e que existe vida e beleza após a mastectomia”, afirmou.
A campanha em Volta Redonda começou no último dia 23 e vai até 22 de dezembro. Neste período, as unidades da Atenção Primária à Saúde vão atender as mulheres de forma espontânea (sem agendamento), mas aquelas que quiserem marcar atendimento para coleta do preventivo e também para acesso ao encaminhamento da mamografia, podem procurar a unidade mais próxima da sua residência.
A cidade ainda terá três “Dias D” da Primavera Rosa. A unidades da Atenção Primária também vão funcionar para atendimento à mulher em três sábados – 21 de outubro, 18 de novembro e 9 de dezembro. (Foto: Divulgação / Geraldo Gonçalves)