Os Jogos de Tóquio trazem o “espírito olímpico” à tona. Em Volta Redonda, moradores têm a oportunidade de conhecer e se tornar um atleta de esportes que estarão em disputa no Japão, como por exemplo: tênis, badminton, taekwondo e o hipismo. Todas essas modalidades são oferecidas gratuitamente pela prefeitura, através da Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) e da Fundação Beatriz Gama (FBG).
Devido à pandemia de Covid-19, a prática desses esportes segue sendo oferecida sob uma série de cuidados, como distanciamento, uso de máscara e higiene das mãos. As inscrições nas atividades podem ser feitas diretamente nos locais onde elas são oferecidas. Menores de idade têm de estar acompanhados de pais ou responsáveis.
Tênis – As aulas da Escolinha de Tênis são realizadas por meio da FBG em quatro núcleos: quadras poliesportivas dos bairros Sessenta, Candelária, Nova Primavera e Morada do Campo (na rua da Fundação Beatriz Gama). Quem quiser participar, é só comparecer ao núcleo onde deseja fazer a aula e lá estarão afixadas as informações sobre os horários e dias. As aulas são abertas a toda população e acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Badminton – As aulas são realizadas de terça a sexta-feira no Ginásio Poliesportivo do bairro Santo Agostinho, das 8h às 10h, a qualquer morador da cidade com mais de 6 anos, sem limite de idade ou contraindicação. Os interessados devem fazer a inscrição no próprio ginásio, com os professores no horário das aulas. O material é disponibilizado pela Smel.
Taekwondo – A modalidade é oferecida na Ilha São João e as aulas ocorrem às terças, quintas e sextas-feiras. Quem tiver interesse pode fazer a inscrição no próprio local – terças e quintas, das 8h às 11h, e às sextas, das 14h às 17h.
Hipismo – Os treinos acontecem na Ilha São João, na Escola Municipal de Hipismo da FBG. Eles são gratuitos para crianças de 8 a 15 anos de idade. Atualmente são 60 alunos e 21 cavalos disponíveis. A escolinha, como é carinhosamente chamada, já trouxe uma série de bons resultados: como o tetracampeonato brasileiro na categoria do Concurso de Escolas de Equitação (CEE) e foi nove vezes campeã estadual no ranking por escolas.
Para participar, basta ir à Ilha São João, de segunda a sexta-feira, levando documento que comprove a matrícula em uma escola da rede municipal de Volta Redonda. Os treinos são gratuitos e ocorrem terça e sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Volta Redonda, cidade do esporte – “Estamos aproveitando este momento de pandemia e todas as restrições, que são necessárias, para recuperar os ginásios e espaços esportivos que não estavam em condições de receber atividades. Em breve, vamos oferecer mais esportes para a população como atletismo, natação e ginástica artística. No Atletismo teremos todas as modalidades. É importante destacar que o Taekwondo em Volta Redonda é inclusivo, recebendo pessoas com deficiência e este ano o esporte estará nas Paraolimpíadas”, destacou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela.
Fotos: Divulgação/Secom PMVR