O grupo Tambores de Aço, da Fundação CSN, apresenta o espetáculo “Luminô” nesta quarta-feira (9), às 19h30min, na escadaria do Escritório Central, em Volta Redonda. A apresentação, gratuita e aberta ao público, faz parte das comemorações de 84 anos da criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
Com uma proposta artística que remete ao universo da siderurgia, “Luminô” celebra a transformação da matéria-prima ao aço. A concepção do espetáculo foi inspirada no processo de produção do aço, em que o ferro-gusa é aquecido e, ao atingir altas temperaturas, transforma-se em algo novo, brilhante e poderoso.
Esse momento de fusão, que é um verdadeiro espetáculo aos olhos, é simbolizado no palco por uma cenografia imersiva baseada em velas, que criam uma atmosfera de calor, luz e criação.
Ao final da apresentação, assim como o aço atinge seu estado pronto para ser utilizado, o espetáculo se conclui com a vibrante sonoridade dos Tambores de Aço (steel drumps), trazendo um encerramento impactante e emocionante.
A trilha sonora conduz o público por uma jornada musical que une emoção, memória e brasilidade. A lista conta com grandes clássicos da música nacional e internacional: Viva La Vida, Yesterday, Something, Man in the Mirror, Come Together, Hey Jude, Garota de Ipanema, Andanças, Percussão Berimbau, Sina, Isn’t She Lovely e muito mais.
“Luminô”, segundo os organizadores, é mais do que uma homenagem aos 84 anos da CSN – é uma celebração simbólica da transformação que move o aço e as pessoas.
O espetáculo conta com o apoio das Secretarias de Cultura e Ordem Pública da prefeitura de Volta Redonda. (Foto: Divulgação)