Estudantes e professores de Engenharia Civil do UniFOA e o presidente da FOA, Eduardo Prado, estiveram no gabinete do prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, na manhã desta quarta-feira (14). A equipe do Centro Universitário de Volta Redonda entregou um projeto de levantamento planialtimétrico (documento que descreve um terreno com exatidão) para estudos de ampliação, modernização e adequação da Unidade Básica de Saúde da Família do Jardim Cidade do Aço.
No encontro, estiveram também o coordenador de Engenharia Civil, Sérgio Taranto, os professores coordenadores tecnológicos das atividades, Renato Donato Viana, e José Marcos Rodrigues Filho (Zito), engenheiro autor do projeto. Também participaram da reunião o presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano (IPPU), Abimailton Pratti da Silva, e o secretário de Administração, Cláudio Franco.
“Essa parceria e todas que estamos fazendo com a FOA e o UniFOA têm sido de uma importância muito grande para a população de Volta Redonda. Hoje, nós temos na FOA uma direção que quer ajudar a cidade, que está preocupada com o município. Sou muito grato ao Eduardo, à toda direção, aos profissionais, professores e alunos do UniFOA”, afirmou Neto.
Oportunidade durante a graduação
As estudantes Lívian Soares Coutinho (9º período) e Mariane Roberto de Freitas (6º período) representaram os estudantes envolvidos no projeto e entregaram o documento ao prefeito. Elas comemoraram e agradeceram a oportunidade de ter essa experiência durante a graduação.
“Para mim é muito gratificante poder apresentar esse projeto do posto de Volta Redonda, juntamente com o prefeito, estando no 6º período. É algo muito valioso para o meu crescimento, tanto na faculdade, quanto para o meu futuro profissional. Foi dado esse desafio e todo desafio é muito bem-vindo. Então, com a ajuda dos professores, foi possível desenvolver esse projeto muito bem”, ressaltou Mariane.
“Estou no 9º período e essa área de projetos eu gosto muito. Então, fiquei muito feliz de poder participar desse projeto, nessa parceria com a prefeitura, e é muito importante para o município de Volta Redonda”, completou Lívian.
O prefeito recebeu o projeto com satisfação, fez um agradecimento às estudantes e afirmou que “se eu ainda for prefeito quando vocês se formarem, será um prazer ter vocês na nossa equipe”.
Importância da parceria
Se referindo às diversas parcerias entre a FOA/UniFOA e a Prefeitura de Volta Redonda, sobretudo nas áreas de saúde e engenharias, Eduardo Prado lembrou que momentos como esse “é algo nunca antes registrado na história das duas instituições”.
O presidente da Fundação Oswaldo Aranha disse que esse trabalho em conjunto “traz grandes benefícios à população, uma vez que gera um círculo muito positivo, a partir do momento em que os filhos de Volta Redonda vão estudar no UniFOA e a instituição retorna para a família do município projetos em prol da cidade”.
“Estamos desenvolvendo diversos projetos, junto com professores, estudantes e coordenações dos cursos de Engenharia, em práticas reais e que fazem a transformação das atividades que o município tem desenvolvido em Volta Redonda. Então, a gente está muito feliz com essa parceria, agradeço muito ao prefeito e sua equipe de secretários que estão sempre alinhados com os processos dos cursos e das necessidades de Volta Redonda”, finalizou Eduardo.