Morreu no sábado (1º), na Itália, o empresário Calisto Tanzi, conhecido como dono da Parmalat, aos 83 anos. Ele faleceu na cidade de Parma. As causas da morte ainda são desconhecidas.
Conhecido por ter transformado a Parmalat em uma das maiores empresas, Calisto assumiu a empresa do avô, de laticínios, aos 22 anos. Nascido em 1938, na cidade de Collecchio, Calisto ainda era sócio de um clube de futebol da primeira divisão do Campeonato Italiano, uma empresa de turismo e uma rede de TV. Ele patrocinava equipes de Fórmula 1 e de esqui.
A Parmalat passou por uma falência fraudulenta em 2003. Naquela ocasião, notou-se que havia um rombo de 14 bilhões de euros no balanço da empresa. Milhares de pequenos investidores perderam dinheiro. A falência teve consequências em diversos setores, como no financeiro, no de esportes, turismo e entretenimento.
A crise da Parmalat foi descoberta quando a empresa disse que na verdade, uma conta que teria um saldo de 4 bilhões de euros nas Ilha Cayman não existia.