Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, que será disputada neste domingo (8), emoção é o que não vai faltar. Na parte de cima da tabela, o Botafogo recebe o São Paulo no Nilton Santos precisando só de um empate para carimbar a faixa de campeão, logo em seguida à conquista da Libertadores. O Palmeiras recebe o Fluminense no Alliaz Parque e, além de vencer, precisa que o seu rival derrote o Botafogo para ficar com o título.
Na parte de baixo da tabela, quatro clubes lutam para não cair: Fluminense, Atlético-MG, Athletico-PR e Bragantino. O Flu, atualmente na 15ª posição, necessitando apenas de um empate ou vitória contra o Palmeiras para escapar da queda, sem depender de outros resultados. Já o Atlético-MG, que ocupa o 14º lugar, precisa vencer o Athletico-PR para assegurar sua permanência e ainda conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana.
Bragantino e Athletico-PR vivem momentos de tensão, já que precisam somar pontos para evitar o rebaixamento. O Bragantino, na 17ª posição, precisa de uma vitória sobre o já rebaixado Criciúma para se livrar do risco de cair para a Série B sem depender de outros resultados. O Athletico-PR depende de um bom resultado contra o Atlético-MG, podendo se salvar com uma vitória, ou até mesmo com um empate, desde que outros resultados o favoreçam. No entanto, qualquer derrota pode ser fatal, especialmente se o Bragantino vencer o Criciúma.
Veja a situação de cada um:
O Fluminense precisa vencer ou empatar diante do Palmeiras para não depender de outros resultados. Em caso de derrota, precisará de outros resultados favoráveis, como uma derrota ou empate do Bragantino contra o já rebaixado Criciúma ou uma derrota do Athletico-PR para o Atlético-MG.
O Bragantino precisa vencer o Criciúma para não depender de outros resultados. Se vencer, garantirá 44 pontos e se livrará do rebaixamento. Isso acontece porque, com a vitória, o time ultrapassará ao menos um dos adversários que estão abaixo dele na tabela (Atlético-MG, Athletico-PR ou Fluminense), já que dois desses times se enfrentam diretamente e, portanto, pelo menos um deles vai perder pontos.
Se empatar ou perder para o Criciúma, o Bragantino será rebaixado, independentemente dos outros resultados.
Para o Atlético Mineiro se livrar do rebaixamento precisa de uma vitória contra o Athletico-PR. Com a vitória, alcança 47 pontos. Com um empate, chega a 45 pontos, o que garante a permanência na Série A, mas não assegura uma vaga na Sul-Americana. Para isso, o time precisaria torcer para que o Fluminense perca ou empate com o Palmeiras. Se perder, o Atlético-MG poderá ser rebaixado, dependendo de outros resultados. Ele ficaria com 44 pontos e, se o Fluminense empatar e o Bragantino vencer, o Galo seria ultrapassado por ambos no saldo de gols e número de vitórias, ficando na 17ª colocação.
O Athletico-PR tem possibilidade de se livrar do rebaixamento, dependendo do resultado de seu jogo contra o Atlético-MG e dos outros confrontos. Com a vitória, garante sua permanência sem depender dos outros resultados. Se empatar, precisará de um dos seguintes resultados: o Fluminense ser derrotado pelo Palmeiras, ou o Bragantino não vencer o Criciúma. No entanto, se o Fluminense empatar ou vencer, e o Bragantino vencer, o Athletico-PR será rebaixado. Se perder, só escapará do rebaixamento se o Bragantino não vencer o Criciúma. Caso contrário, o Furacão vai para a Série B. (Foto: Fluminense FC)