O prazo previsto no calendário eleitoral para a diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2020 encerrou na sexta-feira (18). Além disso, foi o último dia para a Justiça Eeleitoral identificar os candidatos e partidos políticos que não apresentaram a prestação de contas eleitorais da caminha do primeiro e segundo turnos.
Em razão da pandemia de Covid-19, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) seguiu a oreientação da Justiça Eleitoral e, em alguns casos, realizou a diplomação dos eleitos em 2020 por videoconferência. Foi o caso de Barra Mansa, na tarde de quarta-feira (18), com a cerimônia de diplomação do prefeito Rodrigo Drable e da vice Fátima Lima. Reeleito com 43.323 votos, a cerimônia foi conduzida pela juíza da 94ª Zona Eeleitoral, Flavia Balieiro Diniz.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz, foi diplomado pela Justiça Eleitoral na manhã de sexta-feira, em cerimônia discreta no Fórum local. Ele e o Geraldinho foram reeleitos com 54.880 votos. Em Piraí, Arhtur Henrique Ferreira, o Tutuca, foi diplomado no Cartório da 30ª Zona Eleitoral, acompanhado da esposa, filhos e netos. Tutuca afirmou que a diplomação não foi como esperava, mas que entende a situação.
A posse dos diplomados ocorre em 1º de janeiro, porém, nos mesmos moldes da diplomação, seguindo as medidas restritivas, de acordo com determinações da Justiça Eleitoral.