O Detran do Rio de Janeiro divulgou nesta sexta-feira (10) o calendário de licenciamento anual de 2025 para os veículos emplacados no estado. O cronograma varia de acordo com o final de placa. O órgão informou até quando os contribuintes podem recolher a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), que ainda é emitida pelo Bradesco, no valor de R$ 281,29, com quitação em cota única. Os dois valores são somados em uma só guia.
O cronograma foi publicado no Diário Oficial do Estado. As datas-limite para regularizar a situação do veículo são:
Finais de placa 0, 1 e 2: até 31 de maio
Finais de placa 3, 4 e 5: até 30 de junho
Finais de placa 6, 7, 8 e 9: até 31 de julho
Já o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) agora deve ser pago por meio de Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj), emitido pelo site da Secretaria estadual de Fazenda (ipva2025.fazenda.rj.gov.br). Esse valor vai para o governo do estado.
A GRT deve ser emitida pelo site do Bradesco. Esse valor é destinado ao Detran-RJ. No entanto, mesmo pagando a GRT agora, o CRLV-e referente a 2025 somente estará liberado para os motoristas após a quitação também do IPVA e das multas de trânsito vencidas. Não basta pagar apenas uma das cobranças.
Se o motorista tiver GRTs de anos anteriores em aberto, também será necessário quitar os débitos anteriores. Além disso, a emissão do CRLV-e dos veículos movidos a gás natural veicular (GNV) está condicionada à comprovação anual de novo Certificado de Segurança Veicular (CSV) periódico, conforme a Resolução Contran 292/2008.
O licenciamento anual é necessário para todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semirreboque registrado em território fluminense. E o pagamento da GRT é obrigatório para a emissão do CRLV-e, que atesta que o carro está em situação regular no ano corrente. (Foto: Arquivo)