A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda comemora 44 anos de existência nesta segunda-feira (30). Celebrando a data, o órgão promove a Semana de Prevenção a Acidentes (Sepac) de 30 de agosto a 3 de setembro, que prevê a realização de ações de fiscalização de marquises nos centros comerciais e de cargas perigosas em vias públicas. Ainda durante a semana, um ciclo de palestras e debates será oferecido nos Cras (Centro de Referência e Assistência Social) do Vale Verde, no dia 1 de setembro, Vila Brasília (2) e Belo Horizonte (3).
As atividades terão início com uma fiscalização do transporte de cargas perigosas. A ação será feita em pontos estratégicos do bairro Niterói, em especial no “curvão” próximo ao antigo Hospital Santa Margarida, das 8h30min às 12h. Já as palestras de aproximadamente uma hora serão ministradas por técnicos da Defesa Civil municipal a partir das 9h. A entrada é gratuita.
A fiscalização vai verificar se o veículo usado no transporte está em condições de segurança para levar a carga, o tipo de material que está sendo transportado, além de documentos, como a ficha emergencial do produto a habilitação do condutor.
“Nosso objetivo no aniversário de 44 anos da Defesa Civil é buscar a participação da comunidade com a conscientização em adotar atos seguros referentes ao comportamento na segurança no lar, no trabalho, trânsito, escola e nos momentos de lazer na vida diária de cada pessoa. Assim estaremos evitando a repetição de muitos acidentes”, disse o coordenador do órgão, Rubens Siqueira.
Ele frisou que as atividades estarão focadas no comportamento de antecipação, prevenção e preparação para respostas em situações de natureza hídrica – com monitoramento das margens dos córregos e Rio Paraíba do Sul – e geológicas para evitar os riscos de deslizamentos de terra. O período de chuvas mais intensas começa em novembro.
MARQUISES – Na próxima terça-feira (31), numa ação conjunta com os técnicos do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), a Defesa Civil fará a fiscalização nas marquises das lojas e prédios na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, para inspecionar se existem infiltrações, riscos de queda da estrutura e possibilidade de curtos-circuitos nas instalações elétricas.
“Estaremos conscientizando os comerciantes e a população sobre as práticas preventivas. A fiscalização é para orientar, tem cunho educacional e não punitiva, para uma manutenção preventiva que a estrutura física do imóvel requer. O trabalho será feito na parte da manhã, sempre nos horários das 8h30min até às 12 horas”, esclareceu Rubens.
Junto a esta fiscalização, a Coordenadoria da Defesa Civil fará a atualização do mapeamento das áreas de riscos da cidade, visitando todas as áreas que estão contempladas no Plano Municipal de Contingência, inclusive margens de rios e Áreas de Preservação Permanente (APP). Na ação, os técnicos terão o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.