Em consequência das fortes chuvas que atingiram o município, a Defesa Civil de Barra Mansa registrou na tarde e noite deste sábado, dia 11, um total de 10 ocorrências por vários pontos da cidade, sendo oito alagamentos, duas quedas de árvores. O órgão também registrou o transbordamento do Rio Barra Mansa, que ultrapassou o seu nível de segurança.
Com chuvas registrando a marca de 60mm, os pontos de alagamento ocorreram nos bairros Ano Bom, Vila Orlandélia, Nova Esperança, na Avenida Albo Chiesse e no Centro. Já as quedas de árvore aconteceram no Centro e no Ano Bom. As equipes já estão realizando trabalhos de limpeza e monitoramento dos locais.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, não houve nenhum caso de imóveis interditados e nenhum desabrigamento nos bairros atingidos. “Já enviamos nossa equipe para averiguar o local e, a princípio, não tivemos caso de deslizamentos de imóveis e nem de pessoas desabrigadas. Seguimos monitorando e em estado de alerta para outros possíveis casos”, pontuou João, que falou também sobre a situação do Rio Barra Mansa.
“Ocorreu o transbordo do rio e as sirenes foram disparadas no bairro Nova Esperança para alertar todos os moradores. Contudo, o caso não gerou ocorrências e as águas já recuaram. Com a previsão de chuvas fortes que devem ocorrer até a próxima segunda, dia 13, estamos de prontidão e vistoriando todos os rios da cidade, que se encontram em níveis elevados”, acrescentou João.
No dia de amanhã, as equipes retornarão aos locais para dar prosseguimento com os serviços de recuperação e reparação de danos.
Atendimento
A Defesa Civil estará de prontidão durante todo este período de chuvas. Em caso de situações de emergência, os moradores podem acionar atendimento através dos números 199, (24) 3028-9370 ou ainda pelo WhatsApp (24)98121-3427.