A prefeitura de Volta Redonda publicou, no início da tarde desta sexta-feira (11), o decreto que flexibiliza na cidade o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19. O decreto entra em vigor neste sábado (12). Pelo texto, o uso de máscara deixa de ser obrigatório em áreas abertas ou fechadas, bem como para acesso ou permanência em estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços e de órgãos públicos.
A obrigatoriedade se mantém apenas em ambientes fechados para pessoas imunocomprometidas, com comorbidades de alto risco ou com sintomas gripais e também no transporte público municipal. A máscara também continua obrigatória para profissionais de saúde e de Instituições de Longa Permanência (asilos), bem como para aqueles que necessitarem dos serviçlos nestas unidades.
A obrigatoriedade se mantém ainda para profissionais de educação e creches, em ambiente escolar; para alunos da rede municipal, também em ambiente escolar; e pessoas que visitam presos. O decreto ainda faculta aos estabelecimentos (comércio, indústria e bancos), inclusive religiosos, de exigir que os frequentadores utilizem a proteção facial.
Como outras cidades, a prefeitura levou em consideração a cobertura vacinal da população, a queda de mortes por Covid-19 e o baixo índice de ocupação dos leitos públicos e particulares em hospitais da cidade e de outras da região. (Foto: Divulgação / Arquivo)