O Volta Redonda está com um pé na Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. Apesar de não ter jogado bem, o Tricolor de Aço derrotou o Botafogo-PB neste sábado (28), no Raulino de Oliveira, e praticamente assegurou sua classificação, que poderá ser confirmada neste domingo (29), no o Remo vencer o São Bernardo-SP em Belém.
O jogo foi muito abaixo das expectativas. O Voltaço saiu em desvantagem, mas conseguiu o empate ainda no primeiro tempo e virou nos minutos finais da etapa complementar. O time encerra sua participação no próximo sábado (5) contra o São Bernardo, na cidade paulista, mas poderá entrar em campo já garantido na Série B.
Os gols do Voltaço foram marcados por MV, de pênalti, e Kelinton, que entrou no segundo tempo. Joãozinho abriu o placar da partida para o Belo.
O jogo foi marcado por uma grande festa da torcida do Volta Redonda, quando o time entrou em campo. Foram 4,9 mil pessoas presentes no Raulino.
Joãozinho entorta zagueiros e marca – O Tricolor de Aço saiu perdendo. Logo aos 8 minutos de jogo, quase abriu o placar. Juninho Monteiro recebeu no lado esquerdo e, quando todos esperavam o cruzamento, ele mandou direto para o gol, quase surpreendendo Dalton, que fez uma ótima defesa.
Aos 15, a torcida do Voltaço sentiu calafrios. Numa cobrança de falta da intermediária, Gama soltou um petardo e a bola passou rente ao ângulo de Jean Drosny.
O pior veio quatro minutos depois. Em um erro de passe do Voltaço no meio campo, a bola sobrou para Joãozinho que, diante de dois adversários, entortou a ambos com dois dribles e bateu no canto direito de Drosny, fazendo 1 a 0.
O Voltaço sentiu o golpe. Aos 22, MV roubou a bola na entrada da área, mas chutou à esquerda do goleiro do Belo. No entanto, o nervosismo do Tricolor de Aço estava evidente, com o time errando passes e dando espaços ao adversário, que só não ampliou aos 23, em finalização de Jô porque Drosny fez boa defesa.
O técnico Rogério Corrêa demonstrou sua impaciência e resolveu mexer no time. Ele tirou o confuso zagueiro Léo Rigo e colocou em campo o atacante PK.
Quando parecia que o jogo caminharia para o intervalo com a vantagem para o Belo, o árbitro viu pênalti num toque de Gama em MV dentro da grande área, aos 40 minutos. Somente três minutos depois, o próprio MV foi para cobrança e empatou a partida.
Jogo feio – A necessidade dos dois times de vencer, em vez de proporcionar uma grande partida, baixou ainda mais o nível técnico no segundo tempo. A partida foi marcada por faltas, passes errados e uma impressionante falta de imaginação criativa por parte de Voltaço e Botafogo-PB. As poucas finalizações foram para fora, sem sequer obrigar Drosney e Dalton a se esforçarem em grandes defesas.
No Voltaço, jogadores como o lateral Wellington Silva e os atacantes Bruno Santos e Douglas Skilo seguiam com uma atuação apagada.
Não era diferente do outro lado. Aos 16 minutos, o técnico Evaristo Piza trocou Bruno Leite e Evander por Rafael Furlen e Elvinho. Pouco depois, o treinador do Botafogo-PB partiu para o tudo ou nada: sacou Vinícius Leite e Gama, colocando Silas e Henrique Dourado, respectivamente.
Rogério Corrêa também resolveu mudar de novo: tirou Henrique Silva e colocou Kelinton, enquanto Skilo saiu para a entrada de Evanderson.
Mas o panorama do jogo não mudava. Continuava marcado por sucessivos passes errados, faltas duras, muitos cartões amarelos e pouco futebol.
Depois de Jean Drosny evitar o segundo gol do adversário, o Volta Redonda chegou à vitória com um belo gol marcado por Kelinton. O atacante recebeu no lado direito da área, correu até próximo à meia-lua da área e chutou certeiro de pé esquerdo, no canto direito de Dalton. Aí sim, a torcida fez a festa, aliviada. A Série B é logo ali. (Foto: VRFC / Raphael Torres)