A CSN confirmou a compra de 100% da Holcim Cimentos, em uma negociação avaliada em US$ 1,025 bilhão. O comunicado da compra foi feito na sexta-feira (11), mas o valor final ainda pode sofrer ajustes, de acordo com a nota da CSN.A Holcim é o terceiro maior produtor de cimento do país, atrás da Votorantim e Intercement, embora tenha uma fatia de apenas 10% do mercado, segundo analistas. Esse lugar passa a ser ocupado pela CSN quando o acordo for concluído.
A CSN Cimento, braço da siderúrgica para o segmento, vai acrescentar 10,3 milhões de toneladas à sua capacidade produtiva, que hoje está em cerca de 6 milhões de toneladas. Será a segunda aquisição da CSN Cimentos em menos de quatro meses. No fim de junho, a empresa adquiriu a cimenteira Elizabeth por mais de R$ 1 bilhão.
Além da CSN, disputaram os ativos da Holcim as duas maiores empresas do país na área. Mas, por questões de concentração de mercado, as propostas das duas gigantes ficaram limitadas.As plantas da Holcim Brasil estão estrategicamente localizadas nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A empresa também possui reservas de calcário e unidades de concreto e agregados em seu portfólio.(Foto: Divulgação)