A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), divulgou, na manhã da quinta-feira (19), que adotou as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, e que está aplicando nos protocolos da empresa, visando combater o Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Nesta sexta-feira (20), a CSN tomou novas medidas. Os funcionários foram avisados, em comunicado interno, que boa parte deles entrarão em período de férias. Confira abaixo o comunicado enviado pela siderúrgica:
“Caros colaboradores,
Conforme já divulgado, a CSN está adotando todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde quanto aos cuidados corporativos relacionados ao Coronavírus. Medidas para garantirmos a saúde de nossos colaboradores estão sendo adotadas, tais como a orientação quanto à higiene, reforço da equipe de limpeza, disponibilização de álcool em gel, suspensão dos procedimentos de viagem e reuniões presenciais, atendimento de casos sintomáticos de gripe, dentre outras.
Dessa forma comunicamos que:
• Todos os colaboradores da CSN pertencentes ao grupo de risco (60+ anos, gestantes, lactantes, doença pulmonar crônica, hipertensão grave ou descompensada, diabetes, cardiopatia, doenças reumatológicas (lúpus, esclerodermia, artrite reumatoide, etc) e tratamento oncológico nos últimos 5 anos sairão de férias a partir da próxima segunda-feira (23/3) por 15 dias (o corpo médico da companhia e o RH elaboraram uma lista seguindo esses critérios e informará imediatamente aos gestores da companhia os colaboradores que se encaixam nesse grupo – caso algum colaborador, que acredite fazer parte desse grupo por alguma condição médica, não for contactado por favor conversar com o Gestor responsável e o caso será avaliado);
• Determinação de não realizar viagens nacionais ou internacionais. Deverão ser utilizados instrumentos como videoconferência, call, e-mails, telefonemas e whatsapp para os contatos;
• Cancelar reuniões presenciais, no escritório ou fora dele, bem como a participação em treinamentos externos, utilizando-se dos meios acima citados para realizar os contatos de trabalho;
• Nas reuniões entre os próprios colaboradores da CSN é sugerido o uso de dispositivos eletrônicos e, não sendo possível, dar preferência a ambientes abertos, respeitando a distância de 1 metro entre os participantes.
Além disso, cabe lembrar as instruções já amplamente compartilhadas, como;
• Reforçar os cuidados de higiene, tais como, lavar regularmente as mãos com água e sabão abundantemente por pelo menos 20 segundos e, sempre que necessário, higienizá-las com álcool 70% em gel;
• Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal;
• Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, preferencialmente com o braço;
• Evitar cumprimentos com toque, beijo ou abraço;
• Qualquer colaborador que apresente sintomas como febre e/ou falta de ar deverá procurar o serviço médico da CSN da sua localidade para atendimento e adoção de medidas cabíveis.
Lembramos que se tratam de medidas preventivas, adotadas sob orientações de profissionais de saúde.
A CSN criou um comitê gestor da crise do Coronavírus, que irá avaliar diariamente a situação e adotar todas as medidas necessárias para a segurança de todo o corpo funcional da empresa.