Criminosos estariam colocando parafusos em espumas para furar pneus e cometerem assaltos contra motoristas em Volta Redonda. O alerta é de uma gravação de um agente da Guarda Municipal de Volta Redonda em um vídeo filmando a viatura, após uma filmagem divulgada nas redes sociais exibir o relato de uma moradora, não identificada, em uma oficina mecânica, alertando a população de que o estabelecimento recebeu ao menos três clientes, que seriam moradores do bairro Niterói, que foram até o local fazer a troca de um dos pneus. A questão é que os três casos, segundo relato do mecânico, são iguais: todos foram furados por pregos implantados em espumas.
– Olha só, eu acabei de chegar para trocar o pneu do carro, e o rapaz me falou que aqui próximo ao bairro Niterói, estão colocando parafusos em espumas, para furar o pneu dos motoristas”, disse a cliente. No vídeo, ela filma o pneu de um dos veículos furados e mostra a espuma encontrada na rua pelo motorista com os pregos. De acordo com o relato no vídeo, a espuma em questão foi furada por cinco destes objetos. “É assaltante que joga isso ali para o motorista furar o pneu, a vítima parar o carro e eles assaltarem”, afirmou o mecânico.
Fora os três casos relatados, o Informa Cidade recebeu informações de que em setembro uma moradora do mesmo bairro teve o pneu furado por um parafuso enorme. A pessoa, que utiliza o veículo para trabalhar, teve que fazer a troca, causando prejuízos financeiros. Um vídeo recebido pelo jornal mostra a apreensão da Guarda Municipal destes objetos em espumas. A ação ocorreu na semana passada.
“Foi encontrado pelos nossos patrulheiros esse tipo de objeto que está sendo usado pela criminalidade para atingir os condutores, tanto de moto, quanto de carro. Eles estão colocando isso em vias de menor fluxo e com pouca visibilidade. Quando verem um objeto desses, desviem, porque isso é mais uma tática do crime. São esponjas com objetos perfurantes, que obriga o condutor a fazer a parada e para eles conseguirem o que querem”, disse um agente.
Apesar de tudo, não há registros de assaltos após furo de pneus (o que leva pra hipótese do vandalismo). De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, o caso está sendo investigado. “Caso o motorista passe por um objeto pontiagudo, a orientação é que ele evite parar em locais ermos, procure um posto de combustível ou base policial. Essa prática já está sendo investigada para sabermos qual a real intenção da utilização desses objetos. Não descartamos nenhuma hipótese”, ressaltou o secretário.