Volta Redonda e Barra Mansa continuam avançando na campanha de vacinação contra Covid-19 nesta terça-feira (17). A cidade do aço na segunda-feira (16), registrou o maior número de pessoas vacinadas contra Covid-19 em um único dia, quando aplicou mais de 9 mil primeiras doses na Ilha São João. Foram vacinadas pessoas de 23 anos pra cima. A Ilha funcionou até às 20h para atender aos trabalhadores.
Nesta terça Volta Redonda aplica apenas segundas doses das vacinas Pfizer e CoronaVac. A aplicação ocorre nas Unidades de Saúde dos bairros: Conforto, São Geraldo, Vila Mury e Volta Grande, das 9h às 16h. As pessoas vacinadas com a primeira dose de AstraZeneca até 21/05/2021, poderão tomar a segunda dose da vacina Pfizer, em substituição a vacina AstraZeneca, tendo como base a necessidade de garantia de segunda dose para completar o esquema vacinal. A aplicação da segunda dose da Pfizer pra quem recebeu a primeira dose da Pfizer, estará disponível para quem se vacinou com até 29/05/2021 e a aplicação da segunda dose da CoronaVac será para vacinados com a primeira dose até 20/07/2021.
Já Barra Mansa imuniza nesta terça com a primeira dose, no Parque da Cidade, no Centro, jovens de 24 anos. Já a segunda dose será aplicada em professores que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca e em pessoas agendadas.
O horário será divido em três, sendo de 08h ao meio-dia para os nascidos de janeiro a abril, de meio-dia às 16h para os nascidos de maio a agosto, e de 15h às 18h para os nascidos de setembro a dezembro. Para ser vacinado, é necessária a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência nominal atualizado. Para a segunda dose, basta levar o cartão de vacinação.
AstraZeneca
A previsão do Ministério da Saúde de entrega da vacina da AstraZeneca pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em agosto e setembro é insuficiente para concluir a imunização dos brasileiros que receberam a primeira dose em maio e junho. Por essa razão, entre 3,1 milhões e 17,2 milhões de pessoas podem ficar com a segunda dose atrasada no Brasil. Devido a esse motivo, foi autorizada a aplicação da vacina da Pfizer em substituição. Estudos apontam que a administração da AstraZeneca com a Pfizer aumentam o número de anticorpos.