O Saae-VR firmou convênio com a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e com o Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-Médio Paraíba do Sul) para a instalação de uma sonda que vai monitorar a qualidade da água na cidade em tempo real. Na semana passada, uma comissão esteve pela primeira vez na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Belmonte para avaliar o local adequado da instalação do equipamento, incluindo um painel solar e pluviômetro, instrumento utilizado para coletar e medir o volume de chuvas.
Além do monitoramento, todos os dados do programa – chamado “Siga Águas” – poderão ser acessados livremente população. Com esse projeto, segundo o Saae, será possível prever eventuais problemas e, assim, agilizar o tempo de resposta.
O programa foi possível através da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) – agência pública que financia inovação –, onde, através de reuniões de membros, o Saae-VR foi escolhido para a iniciativa, que não terá custo financeiro para a autarquia. (Foto: Divulgação)