Um convênio firmado entre a prefeitura e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que criou um posto avançado do órgão federal na subprefeitura do Retiro, está agilizando a concessão de aposentadorias em Volta Redonda. Com o convênio o acesso da população aos serviços do INSS se tornaram mais ágeis.
Sílvio Barros, de 64 anos, morador do bairro Vila Rica-Tiradentes, tentava se aposentar desde 2018, enfrentando indeferimento de processos. Ele chegou a contratar um advogado, mas conseguiu se aposentar por tempo de contribuição, em apenas um dia, após ser atendido na subprefeitura. “Vim no dia 29 de agosto e no dia 30 já estava aposentado”, contou Sílvio.
Quem também conquistou em um curto prazo o direito ao benefício foi Francisco Carlos Chaves, 65 anos, morador do bairro Coqueiros. Ele iniciou o atendimento no dia 21 de agosto e, três dias depois, já estava aposentado por idade.
“Tentei várias vezes a aposentadoria dele, mas sempre caía em exigência. Inclusive, ele havia perdido alguns documentos, como a carteira profissional. Por indicação do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), procurei a subprefeitura, e aqui o pessoal ajudou até na questão da documentação. Só tenho que agradecer, porque eu não entendo nada, e foi ótimo, porque se não fosse o pessoal aqui, eu não ia conseguir”, disse a prima de Francisco, Sandra Maria Chaves, de 63 anos.
As concessões das duas aposentadorias estão entre as 59 solicitações que tiveram sucesso por meio do atendimento na subprefeitura, desde que a parceria foi implantada no ano passado. Segundo Olavo Mageste, funcionário da subprefeitura e responsável pelos atendimentos relacionados ao INSS, as solicitações de quem está querendo se aposentar representam a maior procura entre os serviços do órgão na autarquia.
“Aposentadoria representa 78% dos atendimentos. A partir do registro do pedido até a sua aprovação e concessão pelo INSS, o processo tem levado em torno de três dias. Bem rápido”, confirmou Olavo, ressaltando que a subprefeitura só efetua o registro do pedido após conferência de toda a documentação exigida. “No caso de o contribuinte estar com a documentação incompleta, solicitamos ao mesmo retornar para trazer os documentos faltantes, porque, se cair em exigência, os prazos mudam e podem chegar a até seis meses para nova conferência pelo INSS”.
Quem precisa dar entrada na aposentadoria pelo posto avançado do INSS, a orientação é para que leve os seguintes documentos para agilizar o atendimento: carnês de pagamento (autônomo); Carteira de Trabalho (todas, no caso de haver mais de uma); identidade e CPF; comprovante de residência; e Perfil Pprofissiográfico Previdenciário – PPP (se tiver).
Gratuito – Além de agilizar o atendimento, o convênio traz outro benefício ao cidadão. De acordo com o coordenador da subprefeitura do Retiro, Jorge Ricardo Silva, o Jorginho, o serviço oferecido gratuitamente é uma forma de evitar que o contribuinte tenha que pagar a terceiros para dar entrada no processo.
“É uma maneira de evitarmos intermediários, que costumam se aproveitar da dificuldade de algumas pessoas em entender e manusear o sistema, o aplicativo, além de cumprir a burocracia, e que acabam pagando por um serviço totalmente gratuito”, frisou o coordenador.
O posto avançado do INSS conta ainda com outros serviços para a população, como pensão (12 pedidos concedidos até o momento), auxílio-doença por incapacidade (nove concessões) e auxílio-maternidade (sete concessões). (Foto: Divulgação / Geraldo Gonçalves)