O Centro de Controle Operacional da concessionária da Via Dutra recebeu 4.453 ligações de trotes no ano passado. O número é 112% maior quando comparado com igual período de 2018, quando foram registradas 2.098 ligações.
O maior número de trotes aconteceu via “callbox”, com 3.452 chamadas (78%). Os outros 22% foram de ligações feitas diretamente para o telefone disponibilizado pela empresa. A maioria dos trotes acontece através de números restritos ou de diferentes locais do país, segundo o levantamento.
A região do Vale do Paraíba foi a que registrou o maior índice de ligações comunicando falsas ocorrências: 1.312 no total, todas via callbox. O equipamento “campeão” está localizado em Queluz, no km 7,6, com um total de 109 chamados.
Na sequência, aparecem o Sul Fluminense com 957 trotes e a Baixada Fluminense com 517 ligações. Na Grande São Paulo foram registradas 449 ligações. Já o Alto Tietê registrou o menor índice, com 208 ligações.
Todas as ligações são recebidas no Centro de Controle Operacional da NovaDutra. Os funcionários, segundo a empresa, são treinados para identificar esse tipo de chamada que pode prejudicar o atendimento de uma ocorrência real.
– O Centro de Controle Operacional trabalha 24h por dia para atender chamados de socorro médico e mecânico dos usuários que estão em viagem pela rodovia. Os atendentes estão atentos a tudo o que acontece na Dutra, prontos para acionar as equipes quando necessário – diz Virgílio Leocádio, gestor de Atendimento.
O serviço de atendimento ao usuário está disponível nos 402 km da rodovia. É por meio dele que podem ser feitos os pedidos de socorro médico e mecânico. As solicitações podem ser feitas via callboxes, presentes a cada quilômetro da rodovia ou pelo celular, de maneira gratuita, através do serviço do Disque CCR NovaDutra (0800- 0173536), que chega a receber uma ligação a cada dois minutos, em média. (Foto: Divulgação)