O Saae-VR emitiu nesta segunda-feira (4) um alerta à população de Volta Redonda solicitando o uso consciente da água. De acordo com a autarquia, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) informou que, pelo menos até o próximo dia 15, o forte calor vai predominar na região, com temperaturas que deverão variar de 24 a 34 graus Celsius.
Ao reforçar a importância do consumo consciente e a priorização para consumo pessoal, o Saae-VR lembra que a recuperação dos reservatórios é muito demorada, “principalmente após manutenções e quedas de energia”. Além disso, no calor o consumo de água é 20% maior do que a capacidade de produção da cidade pela ETA (Estação de Tratamento de Água) do Belmonte, que atende também consumidores do distrito da Califórnia, em Barra do Piraí, e da Região Leste de Barra Mansa, que há dias vem enfrentando desabastecimento.
O presidente da autarquia, engenheiro Paulo César de Souza, pede ainda que qualquer vazamento observado na cidade deve ser imediatamente comunicado. “Estamos com equipes e carros-pipa de prontidão”, informou.
Ele informou que, no fim de semana, houve um rompimento da rede da Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes (Beira-Rio). “Desligamos uma bomba da ETA e fechamos os registros. Iniciamos o reparo no sábado às 14 horas e terminamos às 4 horas do domingo. Reduzimos em 25% a [oferta de] água. Os bairros mais afetados são os mais afastados, mais altos e reservatórios pequenos, de 500 litros”, disse o engenheiro.
De acordo com meteorologistas, este mês de dezembro será mais quente que o habitual por influência do fenômeno El Niño, mas ondas de calor como as que ocorreram recentemente foram um fenômeno isolado. Em dezembro, elas não devem acontecer.