Os moradores de Volta Redonda estão com problemas no abastecimento de água devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Segundo o Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), os reservatórios da cidade sofreram pela queda e falta de energia durante as chuvas desta quarta-feira, (16), e, com isso, bombearam com menos pressão a água para abastecer toda a cidade. Na Estação de Tratamento de Água do Belmonte (ETA Belmonte), responsável pelo abastecimento da cidade, a redução foi de 50%.
A quedas de energia foram notadas principalmente nas bombas dos bairros Eucaliptal, Jardim Ponte Alta, Santa Cruz, Santa Rita do Zarur e no complexo do Vila Brasília, que ficaram com problema de abastecimento. Houve também deslizamento e rompimentos de rede nos bairros Vila Rica e Nova Primavera. Além disso, equipes do Saae-VR fizeram ainda duas manutenções na Avenida Beira Rio, antes das chuvas desta quarta-feira, o que contribuiu também para a queda nos níveis dos reservatórios.
O diretor presidente do Saae-VR, José Geraldo dos Santos, o Zeca, explicou que a autarquia está, desde quarta-feira, trabalhando para resolver o problema. “As chuvas foram prejudiciais e acabamos sofrendo esse reflexo 24 e 48 horas depois. Hoje as bombas estão funcionando e algumas passando por manutenção decorrente das chuvas. Estamos em fase de recuperação do abastecimento, que acontece de forma gradual”, explicou.