O Serviço de Atendimento de Emergência do 190, da Secretaria de Estado de Polícia Militar, registrou 621.139 ocorrências durante o ano de 2023, sendo 87.626 relacionadas à violência contra mulheres, ou seja, 240 chamadas por dia. Para atender às denúncias, foram enviadas, diariamente, 192 viaturas e empregadas cerca de 296 horas de atuação policial. Os dados fazem parte do levantamento inédito do Instituto de Segurança Pública (ISP), que analisou casos de violência de gênero registrados pela população para a Central 190.
Entre os delitos relacionados à violência de gênero, foi observado um aumento de 44% nas ligações denunciando assédio sexual, e de 118% nas ocorrências de descumprimento de medida protetiva. Segundo a diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, Marcela Ortiz, essa tendência reforça a importância do atendimento do 190 para situações que colocam em risco a integridade física das mulheres.
“A análise dos dados amplia a compreensão sobre os crimes de violência de gênero. O aumento das denúncias é um indicativo de que os programas e ações fortalecem a confiança da população no trabalho do estado”, afirmou Marcela.
Ao analisar os municípios com maior percentual de ligações relacionadas à violência contra a mulher, se destacam Japeri, Queimados, Seropédica, Magé e Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
Os dados do ISP sobre violência contra a mulher no estado do Rio estão disponíveis neste link. (Foto: Divulgação)