Com o objetivo de aumentar o número de doações ao Núcleo de Hemoterapia, a Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda está ampliando a campanha “Universitário Sangue Bom” com o projeto “Estudante Sangue Bom”. Os primeiros doadores serão 50 alunos do Colégio Estadual Rio Grande do Sul, que fica no Laranjal. Durantes as próximas três quintas-feiras os alunos realizarão as doações.
A coordenadora da Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, lembrou que a campanha voltada para os universitários foi lançada em 2021 com o objetivo de incentivar a doação de sangue e mobilizar os estudantes a se tornarem doadores periódicos. A campanha é realizada através de uma parceria entre a coordenadoria, o hemonúcleo e a Guarda Municipal (GMVR).
“Já estamos na quinta edição da ‘Universitário Sangue Bom’, que movimenta os universitários da região. Atualmente temos 80 estudantes que participam como doadores. E agora estamos criando essa possibilidade para que os jovens estudantes do Ensino Médio também possam ser doadores”, disse Larissa.
A assessora administrativa e responsável pela captação de doares do Núcleo de Hemoterapia, Cristina Maria Oliveira Teixeira, destaca que o objetivo é que a captação de doadores aumente 22% até o final do ano, passando dos atuais 400 doares por mês para 500, em média.
“Hoje é um dia muito feliz, pois estamos dando o pontapé inicial na extensão de uma campanha que começamos com os universitários de Volta Redonda. É importante ressaltar que, apesar de a gente ter uma posição muito boa no ranking do número de doadores de sangue do interior do estado do Rio de Janeiro, ainda não temos o estoque necessário para abastecer os hospitais da região, como é feito hoje”, disse Cristina.
A diretora do Colégio Estadual Rio Grande do Sul, Josilene Suett Moreira Balbino, explica que a iniciativa surgiu através do Projeto Mães (Mulheres Apoiando a Educação) da unidade escolar.
“Ficamos muito felizes em saber que a nossa escola será a unidade que vai dar o pontapé inicial nessa campanha que é tão bonita e importante. Sabemos o quanto o hemonúcleo necessita de aumentar o número de doadores. É uma campanha que só vai trazer benefícios, pois esses alunos contagiam outros e os incentivam a doar também”, disse a diretora.
O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda funciona no Hospital São João Batista e a captação é feita das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. Após o procedimento, a equipe separa os hemocomponentes (hemácias, plasma e plaquetas).
Para doar, as pessoas devem ter entre 16 e 69 anos, mas os doadores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. É preciso estar em boas condições de saúde. Quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não deve doar sangue.
Se vacinado contra a Covid-19 com a CoronaVac, o doador deve aguardar dois dias e, em caso das demais vacinas, o prazo exigido antes da doação é de uma semana. (Foto: Divulgação)