A Grota do Germano, uma localidade no Retiro, a caminho da Fundação Beatriz Gama, em Volta Redonda, recebeu na noite da segunda-feira (11) uma câmera de monitoramento da Secretaria Municipal de Ordem Pública. Afastado do Centro, a localidade costuma aparecer no noticiário por causa do tráfico de drogas e também homicídios.
A instalação faz parte do projeto “Cidade Monitorada”, que prevê 700 novas câmeras por toda cidade. Até agora, foram fixados 390 equipamentos em diversos bairros.
No Aterrado, um dos mais importantes e movimentados centros comerciais de Volta Redonda, além de ser bastante foram instaladas cerca de 80 câmeras, que estão recebendo os ajustes finais antes de serem ligadas e começarem a gerar as imagens. Atualmente, 100 novas câmeras já entraram em operação.
O serviço na Grota do Germano foi acompanhado de perto pelo secretário Luiz Henrique Monteiro Barbosa e pelo coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), órgão responsável pelas análises e armazenamento das imagens e que faz parte da Secretaria de Ordem Pública.
De acordo com Luiz Henrique, “o trabalho de instalação das câmeras está progredindo e vai abranger todos os bairros da cidade”. Ainda segundo ele, os locais escolhidos levam em conta “a viabilidade, análise criminal e o interesse público”. (Foto: Divulgação)