Os trens que cruzam Barra Mansa estão circulando em velocidades de até 60 km/h. A informação foi dada nesta quinta-feira (18) por representantes da MRS Logística em reunião com vereadores na Câmara Municipal, em que a segurança na linha férrea foi discutida.
A velocidade das composições vem sendo apontada como causa dos recentes acidentes ocorridos nas passagens em nível de Barra Mansa, que já resultou em três mortes este ano – a empresa afirma que foi um óbito somente. A informação sobre a velocidade até surpreendeu os vereadores, com alguns lembrando que em algumas vias da área central da cidade os veículos automotivos têm limite de velocidade estabelecido abaixo dos 60 km/h.
O aumento da velocidade é apontado como um dos fatores que podem ter contribuído para os recentes acidentes na cidade, que causaram três mortes – a MRS afirma que foi somente um óbito, o de uma mulher, no dia 9 deste mês.
A reunião foi para tratar da manutenção da área utilizada pela empresa, prováveis falhas na sinalização, a velocidade dos trens e, principalmente, as questões de segurança. Compareceram os vereadores Paulo Sandro, Jefferson Mamede, Waguim, Fernanda Carreiro, José Marques, Paola da Pizzaria, Gustavo Gomes, Cristina Magno, Eduardo Pimentel e Marcell Castro. A MRS foi representada por Cristiano Oliveira, analista sênior de Relações Institucionais no Rio de Janeiro; Tainan Marques, especialista ferroviária, Rodrigo Marcos, especialista em Relação Institucional; José Márcio, especialista ferroviário, e Priscila Fernandes, analista de Relações Institucionais no Rio de Janeiro.
Presidente da Câmara, Paulo Sandro destacou que a preocupação é com as vidas da população, lembrando que em 2021 foi realizada reunião com a empresa e não houve atuação nas cobranças feitas.
“Vidas estão sendo ceifadas, pessoas tendo prejuízos com a perda de seus veículos, abalroados por trens. Eu moro em um bairro cortado pela linha férrea, vivo de perto as consequências da passagem férrea aqui na cidade. Em 2021, nos reunimos com representantes da MRS, fizemos diversas cobranças sobre a falta de instalação das cancelas automáticas no Centro e de manutenção das áreas usadas pela MRS, além do aumento do fluxo de trens. Não tivemos solução. Ainda fomos surpreendidos pelo aumento da velocidade e a ampliação das composições circulando. Se este descaso continuar, vamos acionar todas as vias possíveis para impedir que essa matança continue”, afirmou o vereador.
Todos os parlamentares presentes à reunião reivindicaram um plano de ação da MRS em relação à sinalização e segurança das vias férreas. Fernanda Carreiro, por exemplo, questionou o motivo do aumento da velocidade, se houve comunicação às autoridades a respeito e o motivo pelo qual os vagões não mais são cobertos com lona, conforme determina uma lei municipal. Jefferson Mamede questionou se existe um diagnóstico para tentar identificar os fatores que contribuíram para o aumento do número de acidentes, quais são as ações de prevenção implementadas e se há alguma tratativa com os familiares das vítimas.
“Em 2023, até o momento, temos registrado um acidente com vítima fatal. Quando ocorre um acidente há o acompanhamento da Polícia Militar. E, caso seja necessário, chamamos a perícia e a composição fica parada aguardando. Existe uma comissão que avalia as causas do acidente, se houve falha do maquinista, se foi imprudência dos transeuntes”, argumentou Rodrigo Marcos, da MRS. Segundo ele, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), também acompanha os casos de acidente. Conforme a MRS, o aumento da velocidade teria sido determinado pela ANTT.
O presidente da Câmara recomendou à secretaria que tome providências para solicitar, “urgentemente”, a redução da velocidade, tendo em vista o aumento no número de acidentes.
Rodrigo Marcos informou que a empresa tem metas de redução de acidentes e prazo para melhoria na sinalização no município. “Até 29 de julho deste ano, a empresa tem que instalar a sinalização ativa tipo 5, maior nível de sinalização sonora e luminosa nas passagens de nível da Saint Gobain, da Avenida Alberto Muttel, da Rua Duque de Caxias e de Saudade. Pode haver uma sincronização dos sinais de trânsito com as cancelas, caso seja solicitado pelo poder público. A sinalização segue todas as regras vigentes da ANTT e do Código Nacional de Trânsito”, informou o Rodrigo, enfatizando que os locais de substituição de cancela foram definidos quando houve a renovação da concessão, em 2019.
Em relação à cobertura dos vagões de minério, que circulam na cidade, os representantes da MRS declararam que há uma norma do Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), que autoriza o uso do polímero de alta tecnologia por meio de aspersor, que evita a poluição do ar pelo minério. A MRS informou ainda que há um canal para reclamações e denúncias para a empresa pelo telefone 08009793636.
Ficou ajustado que a Câmara irá criar uma comissão de atuação na prevenção de acidentes em linhas férreas, juntamente com duas empresas que atuam na cidade – além da MRS Logística, a VLI.
No último dia 9, o FOCO REGIONAL encaminhou à assessoria da MRS Logística um pedido de informações relacionado aos acidentes no trecho urbano de Barra Mansa. A empresa, no entanto, não respondeu. (Foto: Paulo Dimas)