Barra Mansa finaliza nesta quarta-feira (25) a aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus em toda a população maior de idade do município. A etapa se encerra com a vacinação dos jovens de 18 anos, no Teatro do Parque da Cidade, no Centro, juntamente com gestantes, puérperas e lactantes com filhos até dois anos e pessoas com a segunda dose agendada, em sistema drive-thru.
O horário da imunização será dividido em três. De 8 às 12h, vacinam os nascidos de janeiro a abril; de 12 às 16h, nascidos de maio a agosto e, das 15 às 18h, nascidos de setembro a dezembro. Para se vacinar, é indispensável a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência nominal atualizado ou declaração de posto de saúde e cartão de vacina.
Para a segunda dose, basta levar o certificado de aplicação da primeira dose. Caso seja menor de 25 anos, portando RG, a pessoa poderá se vacinar com comprovante de residência em nome dos pais. Pessoas que forem a pé tomarão a vacina no teatro.
COMORBIDADES – De acordo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, Barra Mansa atingiu a meta de vacinação do Ministério da Saúde, que é imunizar com a primeira dose 90% dos maiores de 18 anos. Segundo ele, os jovens de 17 anos com comorbidades e deficiência foram inseridos no Plano Nacional de Imunização e vão começar a se vacinar também nesta quinta-feira, mediante laudo médico, de acordo com o quadro de comorbidades definido pelo Ministério da Saúde. “Em seguida a idade irá baixando até os 12 anos. Além de precisar dos documentos já exigidos, é necessário estar acompanhado da pessoa responsável”, adiantou.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Gerência de Vigilância em Saúde nesta terça-feira (24), 19% dos leitos clínicos estão ocupados e 81% disponíveis. Já os leitos de UTI têm 82% disponíveis e 18% ocupados. Em relação aos respiradores, 9% estão ocupados e 91% disponíveis. Já o boletim epidemiológico totalizou 16.492 casos positivos, 645 óbitos e 15.763 pessoas curadas.
QUEDA NOS ATENDIMENTOS – A UPA Centro atendeu 895 casos de Covid-19 em janeiro e em agosto, até agora, foram 502, o que representa uma queda de 43,91% nos atendimentos. Já o Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, a antiga UPA Leste, teve 3.103 atendimentos em janeiro deste ano e em agosto, até o momento, 671 –queda de 78,37%. Já em relação às internações, em janeiro foram 69 casos e em agosto, até o momento, foram 19, uma queda de 72,46%. (Foto: Paulo Dimas)