As chuvas não estão dando trégua a Barra Mansa neste verão. O domingo (12) foi marcado na cidade por desabamentos de imóveis e quedas de barreiras, deixando a população cada vez mais apreensiva. O dia foi de chuva, porém, menos intensa do que o registrado na sexta (10) e no sábado (11). Entretanto, o solo já muito encharcado provocou novas ocorrências. Até o momento desta publicação, não havia dados atualizados da Defesa Civil municipal.
No bairro Km 4, uma casa desabou e dois carros que estavam estacionados perto foram atingidos. Não há informações sobre feridos.
Foram registrados deslizamentos na área urbana, como na descida do Monte Cristo para o Centro pela Avenida Albo Chiesse. Também na via marginal da Dutra, no acesso à Vila Independência, a terra desceu e interditou a via.
Na noite de sábado, a Defesa Civil interditou quatro imóveis na Rua Doutor Melchior Porto Nunes. As interdições ocorreram porque, segundo o órgão, o asfalto da estrada cedeu e provocou o deslizamento de terra de um barranco que está localizado em uma rua acima das residências.
Seis famílias ficaram desalojadas e tiveram que ser abrigadas na casa de parentes.
A chuvarada afetou também escolas municipais, como a Gelson Silvino, no Moinho de Vento; a Argemiro de Paula Coutinho, no São Luiz, e a Creche Padre Adalberto, no mesmo bairro. Segundo o secretário de Educação, Marcus Barros, as atividades na creche só serão retomadas na terça-feira (14), para a segurança das crianças.
Embora também não houvesse números atualizados sobre as vítimas da chuva na cidade – um balanço deve sair nesta segunda-feira (13) – quem quiser ajudar com doações pode procurar o CES (Centro Estratégico de Segurança), na Avenida Joaquim Leite, no Centro, ao lado da agência do banco Itaú. Podem ser doados agua potável, leite em caixinha, material de limpeza e higiene pessoal; alimentos não perecíveis e colchões.