Márcia Marinho, moradora de Barra Mansa, publicou em sua página no Facebook na noite da última quinta-feira (29), uma foto cuja legenda dizia que estava se “sentido abençoada” no Speeto Lounge, um bar localizado na Avenida Tenente José Eduardo, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa. O sentimento mudou pouco depois, quando ela recebeu a conta e percebeu a observação: “Picanha PRATO EXECUTIVO [OBS: ao ponto pra piranha vadia kkkk]”. O restaurante emitiu um comunicado (veja no fim da matéria).
Surpresa e indignada, na mesma rede social ela expôs sua revolta: “Acabo de receber minha conta no restaurante speeto lounge em barra mansa e me senti totalmente rebaixada e humilhada, pois na minha conta de consumo na observação do meu prato me chamaram de piranha e vadia rindo e debochando como tá aí na foto. sempre dei gorjetas a mais e nunca me recusei de pagar os 10% no local como fiz hoje isso me deixou totalmente desolada muito triste de verdade nunca fui maltrata assim em um restaurante na minha vida ainda mais por escrito na minha conta no final de tudo após efetuar o pagamento. REVOLTANTE !!!! Vou procurar meu advogado”.
A publicação gerou uma onda de solidariedade a Márcia. Até o momento desta publicação, o post reunia 570 comentários e 671 compartilhamentos. “Gratidão a todos que estão me dando força e as palavras de carinho, pois juntos somos mas [sic] fortes. Gratidão pelas mensagens de força e dos compartilhamentos, pois nenhuma pessoa merece isso. Gratidão a todos!”.
Após a repercussão do caso, Márcia também publicou que, na manhã desta sexta-feira (30) o dono do restaurante entrou em contato com seu marido informando que a funcionária responsável pela humilhação foi demitida e chamando o casal “se dispondo a compor um acordo para resolver o fato lamentável”, além de apresentar um pedido de desculpas.
O Speeto Lounge enviou uma nota à imprensa a respeito do ocorrido. Segundo a direção do restaurante, a funcionária envolvida no episódio foi demitida e o estabelecimento classificou a situação como lamentável, repudiando a conduta da funcionária. Veja abaixo o comunicado na íntegra.
“A direção do restaurante vem a público esclarecer os fatos lamentáveis ocorridos na noite desta quinta-feira (29), em nossa loja, envolvendo uma funcionária e um casal de clientes. Desde já, repudiamos a atitude da funcionária e informamos ao público e aos nossos clientes que a mesma já foi desligada do nosso quadro.
– O restaurante repudia de forma veemente qualquer manifestação e ataques contra mulheres.
– A funcionária responsável pelo ocorrido já foi desligada da função e será responsabilizada pelo fato.
– O restaurante está se retratando e providenciando total apoio jurídico e emocional a cliente. Além disso, estamos nos desculpando publicamente pelos fatos, o que mostra mais uma vez a nossa transparência com o ocorrido.
– A gerência e os responsáveis pelo restaurante não toleram qualquer tipo de tratamento desrespeitoso, discriminatório ou preconceituoso. Isso jamais aconteceu e todos os clientes sabem que procuramos sempre agir com cordialidade e respeito.
– Estamos realmente arrasados com o ocorrido e vamos buscar orientar e treinar ainda mais nossos funcionários para que tais situações jamais ocorram”.