Na última quinta-feira (08), o Delegado Antônio Furtado, pré-candidato a prefeito de Barra do Piraí, recebeu no Comitê do partido União Brasil lideranças comunitárias do distrito da Califórnia, incluindo Laerte Lima, presidente da CAC (Associação da Criança e do Adolescente), Marcos Melo, Rubens Paulo Ribeiro e André Felipe, pré-candidato a vereador pelo PL. O encontro teve como objetivo discutir questões que afetam a região e buscar soluções imediatas.
Durante a reunião, foram abordados problemas como a falta de abastecimento de água, o esgoto sem tratamento e a necessidade urgente de asfaltamento no bairro de Fátima. Também foi destacada a importância do desassoreamento de rios e córregos para prevenir alagamentos.
“A falta de asfaltamento no bairro de Fátima e o desassoreamento dos córregos não são apenas questões de infraestrutura; são questões de segurança e qualidade de vida para nossa comunidade”, apontou Lima.
O Delegado Antônio Furtado destacou que o distrito da Califórnia está sendo negligenciado pela administração atual. Ele mencionou que, enquanto deputado federal, destinou uma emenda de 1,2 milhões de reais para investimentos em asfaltamento. No entanto, o governo deixou vencer o prazo para a utilização da verba, que acabou sendo devolvida à União. Furtado também falou sobre seus planos de melhorias para o distrito.
“Vamos criar um plano de ação que priorize o asfaltamento das ruas e o desassoreamento dos rios, com a participação ativa dos moradores. Juntos, podemos construir um futuro mais seguro e acessível. Para resolver os problemas de abastecimento de água e esgoto sem tratamento, buscaremos parcerias com o governo do estado e organizações para implementar um projeto de saneamento básico que atenda todas as residências da Califórnia”, afirmou, destacando o apoio do governador Cláudio Castro a sua pré-candidatura.
A ineficiência da subprefeitura foi outro ponto crítico levantado pelos moradores, que reclamaram da falta de atendimento adequado, sendo obrigados a se deslocar até a sede administrativa para resolver problemas que deveriam ser solucionados no local.
“Vale lembrar que essa subprefeitura foi inaugurada durante o governo do ex-prefeito Carlos Baltazar e, na época, oferecia diversos serviços como PROCON, Cartório e Correio, que hoje não existem mais. Precisamos devolver à subprefeitura sua verdadeira razão de existir: atender às demandas dos moradores da Califórnia. A situação atual é inaceitável, os cidadãos não podem ficar à mercê de um atendimento deficiente. Precisamos de uma gestão que realmente escute e atenda às necessidades da população”, destacou Furtado.
Além disso, foi apresentada uma proposta para melhorar os serviços de saúde na Califórnia, incluindo a criação de um posto de saúde 24 horas ou a implantação de uma UPA. Isso visa atender melhor às necessidades da população local, já que o distrito está distante do centro da cidade onde se localizam os serviços de urgência e emergência.
Outra demanda apontada pelas lideranças comunitárias é a necessidade de implantação de projetos voltados para a juventude, como ações esportivas e culturais, além da ampliação de mais ofertas de cursos de qualificação para o mercado de trabalho, especialmente voltados para o primeiro emprego. O distrito conta com uma unidade da FAETEC na sede da CAC, mas, na opinião do pré-candidato, é fundamental aumentar o número de matrículas e diversificar os cursos oferecidos.
Atualmente, há cerca de mil alunos matriculados em cursos como assistente administrativo, assistente de RH, inglês e informática — inclusive para idosos. O objetivo é incluir novos cursos voltados para programação em computação, preparando os jovens para um mercado que enfrentará um déficit significativo até 2025.
“A FAETEC ainda é uma das principais instituições que oferecem qualificação para os jovens. Temos o apoio do Secretário de Ciências e Tecnologia, Anderson Moraes, responsável por trazer essa unidade para a Califórnia. Queremos expandir nossa oferta educacional principalmente na área de programação para garantir que nossos jovens tenham oportunidades reais no mercado”, finalizou Antonio Furtado.