Uma baleia-jubarte foi vista na terça-feira (20) por turistas que passavam de barco na Lagoa Azul, na Ilha Grande, em Angra dos Reis.
Segundo o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua) da Universidade Estadual do Rio (Uerj), o animal é jovem e deve medir cerca de 10 metros. As jubartes, quando adultas, podem variar no tamanho, medindo entre 15 a 17 metros.
O laboratório informou ainda que a espécie está em fase de migração das águas mais geladas do Sul do Atlântico, onde se alimentam, para as regiões mais quentes, entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo, onde se reproduzem. Esse período de viagem vai de maio a novembro e, por isso, acaba sendo comum observar a passagem dessas baleias aqui pelo Rio de Janeiro, pois estamos no caminho de passagem delas
Ao avistar um animal marinho, pescadores e turistas devem se manter afastados e respeitar o espaço da espécie durante a migração. A medida é importante tanto para a saúde e segurança do animal quanto para as pessoas.