A maior parte da população de Nossa Senhora do Amparo, distrito de Barra Mansa – estimada entre 1,5 mil e 2 mil moradores – trabalha em Volta Redonda e depende do transporte público para se locomover. No entanto, desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março, o atendimento à localidade, que já vinha sendo precário, conseguiu piorar nas últimas semanas.
A queixa é do presidente da associação dos moradores do distrito, Alan Carlos Soares. O transporte público para Amparo é feito pela Viação Sul Fluminense, que, de acordo com ele, reduziu pela metade os horários. Com isso, quem depende dos ônibus enfrenta outro problema, sobretudo no primeiro horário para Volta Redonda, às 5h50min.
“O ônibus que atende Amparo não está saindo do distrito, mas sim de Santa Isabel (distrito de Valença). Quando chega aqui já está lotado e fica ainda mais com o pessoal que embarca no nosso distrito. Isso em tempos de pandemia é ainda mais inaceitável”, afirmou Alan.
O presidente da associação disse que já encaminhou ofícios, telefonou e esteve pessoalmente na sede da empresa em Volta Redonda para pedir providências. Teria ouvido que houve redução do quadro de funcionários e da estrutura como resposta para a diminuição de horários. “Também já procuramos o Detro e não conseguimos resolver. Estamos agora tentando com o Ministério Público”, acrescentou Alan. Segundo ele, os moradores também sofrem com “ônibus superlotados” para voltar para o distrito no fim do dia.
RESPOSTA – O Detro-RJ informou que não recebeu comunicação sobre redução de horários de linhas intermunicipais na região. Lembrando que os horários podem ser consultados no site do departamento (www.detro.rj.gov.br), o órgão ressaltou “que são realizadas fiscalizações regularmente nos ônibus intermunicipais” e que, no mês passado, foram aplicadas 72 multas nos coletivos. “Diante da denúncia, a fiscalização será reforçada na região”, garantiu em nota.
O Detro-RJ explicou ainda que, além das ações de inteligência, as reclamações recebidas pela Ouvidoria ajudam a nortear as operações. “Os cidadãos podem encaminhar denúncias sobre transporte intermunicipal pelo e-mail [email protected], pelo telefone (21) 3883-4141 ou pelo whatsapp (21) 98596-8545”.