O assessor da presidência da Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), professor Dr. Max Damas, lançou no último dia 5 em Brasília seu novo livro, “Educação em Movimento: Desafios e Inovações para o Século XXI”. O evento ocorreu na sede da ABMES, onde Max participou de uma sessão de autógrafos durante a manhã. Na parte da tarde, o professor visitou o Conselho Nacional de Educação (CNE) para entregar a obra a alguns conselheiros, reforçando o diálogo com representantes do setor.
A obra traz uma reflexão profunda sobre os desafios e transformações da educação superior no Brasil e no mundo. Abordando desde a filosofia educacional até práticas pedagógicas e inovações tecnológicas, Damas oferece um panorama abrangente para inspirar educadores e gestores a contribuírem com um sistema educacional focado no desenvolvimento integral dos estudantes.
O livro é resultado de mais de 20 anos de experiência do professor na gestão acadêmica e convida à reflexão sobre como as instituições de ensino podem se adaptar de forma significativa e humana às mudanças do século XXI. “Fui movido pelo desejo de compartilhar uma visão crítica e atualizada sobre a educação superior. Após mais de duas décadas de experiência, observei como o setor educacional precisa não só de adaptação às novas realidades tecnológicas, mas de uma reformulação que vá além das exigências regulatórias e seja genuinamente voltado para o desenvolvimento do estudante como um ser completo e multifacetado”, explica o autor.
“Acredito que a educação precisa evoluir para um modelo que seja mais flexível, híbrido e voltado para a vida real, indo além dos muros da sala de aula e das fronteiras ocasionais. Assim, a obra busca provoca uma reflexão profunda sobre como instituições, educadores e gestores podem e devem responder às transformações constantes do século XXI”, completa Max Damas ao comentar suas motivações para escrever o livro.
Max Damas argumenta que o ensino superior deve ir além da preparação para o mercado de trabalho, apoiando os estudantes na busca por uma vida plena e significativa. Segundo ele, isso envolve a reestruturação do papel das instituições e de todos os envolvidos no processo educativo. “Precisamos construir um ambiente educacional que não apenas acompanhe a velocidade das mudanças, mas que também prepare os estudantes para um futuro incerto, capacitando-os com as competências emocionais e práticas que o mercado e a vida moderna exigem”, destaca o professor, enfatizando a necessidade de formar cidadãos completos.
“Quero que os leitores questionem e ampliem seus conceitos sobre o que significa ensinar e aprender, especialmente em um mundo onde a tecnologia e a ciência avançam tão rapidamente”, acrescenta.
Outro ponto de destaque na obra é a relevância da tecnologia no ensino superior. Segundo Damas, a tecnologia é essencial, mas precisa ser integrada de forma cuidadosa e responsável nas práticas pedagógicas. “A introdução de ferramentas digitais, como plataformas de aprendizado adaptativo e a inteligência artificial, trouxe a possibilidade de personalizar o ensino, adaptar o ritmo de aprendizagem e atender melhor às necessidades de cada estudante”, comenta o professor, abordando as transformações digitais que têm redefinido o setor educacional.
Damas destaca que, embora as inovações tecnológicas ofereçam oportunidades para personalizar o ensino, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que essas ferramentas sejam integradas de forma eficaz. “Isso exige não apenas investimentos em tecnologia, mas também capacitação docente e uma mudança cultural, para que as instituições vejam a tecnologia como uma aliada pedagógica e não apenas como um atrativo ou exigência regulatória”, afirma ele.
As principais transformações que a educação superior deve enfrentar estão ligadas a três grandes eixos: flexibilidade, personalização e integração social. Ele defende currículos mais flexíveis, personalizados e conectados à sociedade, para que os estudantes possam moldar seu aprendizado, preparar-se para carreiras futuras e desenvolver habilidades éticas e socioemocionais.
“Essas transformações são realizadas para que a educação superior brasileira possa de fato preparar indivíduos não apenas para o mercado, mas para a vida em sociedade, com todas as suas complexidades e desafios”, conclui Damas.
Para aqueles interessados em “Educação em Movimento”, a obra está disponível para download gratuito no site da ABMES. Além disso, o professor disponibilizou 20 exemplares físicos para quem deseja uma cópia impressa, contribuindo para a disseminação das ideias defendidas no livro.