A prefeitura de Volta Redonda está orientando aposentados e pensionistas que desejam pedir o desconto de até 50% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2024 a não deixarem de solicitar o benefício. Até o momento, já foram feitas aproximadamente dois mil pedidos. A solicitação deve ser feita exclusivamente pela internet (neste link). Quem tiver dificuldades de acesso pode procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de onde mora ou a subprefeitura do Retiro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda foi iniciado atendimento também no Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda), ao lado da prefeitura, no Aterrado, das 12h às 17h, como apoio para o preenchimento e envio da solicitação e dos documentos necessários.
“Para evitar grande procura no período final do prazo, que é 30 de novembro, orientamos que os contribuintes com direito ao desconto que façam o pedido para garantir o benefício. É simples, rápido, pode ser feito pelo celular e, caso o aposentado ou pensionista precise de ajuda, além das equipes dos Cras e da subprefeitura, o atendimento também foi ampliado com profissionais no Furban, para prestarem todo o apoio necessário”, explicou a subsecretária municipal de Fazenda, Lygia Morelli.
A cidade conta com cerca de 11 mil aposentados e pensionistas cadastrados no sistema. Para pedir o desconto basta imprimir o requerimento disponível na internet, preencher e enviar uma foto do documento preenchido, além da documentação necessária (foto ou escaneada).
É preciso também preencher alguns requisitos: ser aposentado ou pensionista por morte (anexar certidão de casamento ou de óbito); ter renda de até 10 salários mínimos nacionais; ser proprietário ou possuidor do imóvel; residir no imóvel (casa ou apartamento) para o qual deseja solicitar o desconto; e não possuir débitos em aberto com a prefeitura. O IPTU 2023 precisa estar quitado completamente até o dia da solicitação do desconto.
“Queremos evitar as filas que costumam ocorrer no atendimento presencial. Além da praticidade e comodidade, outra facilidade do requerimento online é que a resposta também pode ser obtida pela internet, evitando que o contribuinte precise vir à prefeitura, caso o pedido seja aprovado sem pendências”, explicou Claudete Amorim Pereira, diretora do Departamento de Impostos Imobiliários da Fazenda, acrescentando que, caso a solicitação tenha alguma exigência pela administração municipal, a mesma terá que ser sanada presencialmente. (Foto: Divulgação / Cris Oliveira)