Policiais militares da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental flagraram na manhã desta sexta-feira (1º) a abertura de uma estrada e corte de talude no Coriscão, causando a degradação de uma área com cerca de 2 mil metros quadrados em Paraty. A ação ocorreu após os agentes verificarem denúncias encaminhadas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177).
Os agentes, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, explicaram que a denúncia mencionava o uso de máquinas pesadas para movimentação de terra e corte de árvores e, assim que chegaram à Estrada do Coriscão, constataram de fato a existência de uma abertura de estradas já concretadas, corte de talude e despejo de materiais de construção. Após diligências com finalidade de encontrar possíveis responsáveis ou placas com autorização para o que foi feito, os agentes se deslocaram à 167ª DP, onde foi solicitada perícia e onde a ocorrência foi registrada. Desde o início do ano, o programa Linha Verde já recebeu cerca de 100 denúncias sobre crimes ambientais no município de Paraty, na Costa Verde
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.