Ele tem apenas 14 anos, nasceu em Três Rios, no Sul Fluminense, e vive atualmente em Fortaleza. E está em portais de notícias de todo o país, esta semana, devido a um feito invejável: com apenas 14 anos de idade, Caio Martins Temponi do Vale ganhou destaque nacional ao ser aprovado no vestibular do ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica) – considerado o mais difícil do país. Entre os 150 aprovados, Caio ficou em 14º lugar. É o mais jovem candidato aprovado no instituto.
Não é de agora que o prodígio é notícia. Afinal, como destaca o portal Uol, ele coleciona aprovações em cursos superiores desde os 12 anos. Em 2021, conquistou uma vaga no curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE), mas preferiu terminar o Ensino Médio, o que realizou neste ano. No início de 2022, ele passou em primeiro lugar no curso de Direito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Não são feitos isolados do adolescente, torcedor do Flamengo. Ele já conquistou o primeiro lugar no Colégio Militar de Juiz de Fora, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) da FAB (Força Aérea Brasileira), primeiro lugar em Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA), também no Ceará, e foi duas vezes em Medicina na Universidade de Fortaleza (Unifor) e no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), na Paraíba.
A família se mudou para a capital do Ceará em dezembro do ano passado justamente para apoiar os estudos dele.
Caio ainda mantém um canal no YouTube, com cerca de 30 mil inscritos, chamado “Gabaritando com Caio Temponi”, em que grava vídeos ensinando como fazer exercícios matemáticos. Caio, desde criança, gosta de natação, dama, pingue-pongue e futebol. Mas, ao ser perguntado sobre sua maior paixão, não titubeia: “Estudar”.
“Tem os livros como companheiros e dedica à leitura em qualquer hora vaga que tenha”, destaca uma publicação em sua página numa rede social. (Foto: Divulgação)