A prefeitura de Angra dos Reis decretou na noite de sábado (5) situação de emergência em razão das fortes chuvas que atingem a cidade desde quinta-feira (3). Até o momento, segundo o governo municipal, são 382 pessoas desalojadas, sendo recebidas em 37 pontos de apoio, incluindo quatro abrigos. Também à noite, a prefeitura emitiu um comunicado afirmando que os trechos da BR-101 (Rio-Santos), que precisaram ser interditados, já foram liberados após inspeção técnica e análise dos últimos boletins meteorológicos.
Além disso, o transporte público municipal já foi restabelecido, de acordo com a prefeitura. A chuva, de 357 milímetros em 48h, provocou diversos estragos na cidade, invadiu casas, alagou ruas e deixou carros submersos. No Parque Mambucaba, um dos bairros mais afetados, moradores chegaram a ficar ilhados e precisaram ser resgatados com o auxílio de botes. Um vídeo que circula nas redes sociais também mostra um cavalo sendo arrastado pela correnteza e uma vaca andando sobre o alagamento nas ruas. Não há informações sobre os animais.
De acordo com a prefeitura, os serviços de saúde funcionam normalmente, exceto o SPA do Parque Mambucaba, temporariamente suspenso. O Samu (192) e o Corpo de Bombeiros (193) auxiliam no transporte de pacientes. Deslizamentos de terra ocorreram nos bairros Frade, Carioca, Belém, Praia do Machado e Morro da Velha. Ninguém ficou ferido, mas em um deles, um veículo foi soterrado, assim como parte de uma casa. O transbordamento dos rios Japuíba e Caputera provocaram alagamentos e ao menos seis pontos de inundação no Pontal, Vilaje, Camorim, Parque Mambucaba e Verolme. Resgates para moradores do Mambucaba ilhados são feitos de botes.
A prefeitura está recebendo donativos das 9h às 16h para auxiliar as famílias atingidas pelas chuvas. Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza, água, roupas e ração para pets.Pessoas físicas podem fazer as doações na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/n, no Centro, ao lado do SAAE e do Teatro Municipal, ou no galpão do Almoxarifado da Prefeitura, na Rua Prefeito João Gregório Galindo, nº 6511, no bairro Aeroporto (Japuíba). Empresas devem entregar os donativos nos galpões do Almoxarifado da Prefeitura, localizados na Rua Leandro José de Figueiredo, nº 22, na Praia do Anil, e na Alameda Coronel Otávio Brasil, nº 253b, no Balneário.