Em situação de emergência já reconhecida pelo governo federal, Angra dos Reis começa nesta segunda-feira (7)o cadastramento para o Cartão Recomeçar. Com crédito de R$ 3 mil, o cartão se destina à população em vulnerabilidade social atingida por desastres, como enchentes, deslizamentos, desabamentos e incêndios. O dinheiro pode ser usado para a compra de materiais de construção, eletrodomésticos da linha branca e móveis.
O cadastramento se estenderá até a próxima sexta-feira (11), de 9 às 18h no CEMEI Parque Mambucaba II. Segundo a prefeitura, o público-alvo inicial são os desalojados. Kits de limpeza, higiene pessoal, cesta básica, colchões e água também estão sendo distribuídos na mesma escola.
Os critérios para se inscrever no Cartão Recomeçar incluem atualização no Cadastro Único até o dia do desastre, residir na área afetada, ter renda per capita de até meio salário-mínimo ou renda total familiar de até três salários-mínimos. Segundo o levantamento mais recente, a cidade ainda tem 174 desalojados, que estão no CEMEI Parque Mambucaba I e no CEMEI Dolores Gritten.
As aulas na rede pública municipal, suspensas preventivamente na última sexta-feira (4), foram retomadas nesta manhã. Quatro escolas ainda permanecerão sem atividades. Além das duas que estão funcionando como abrigos, o CEMEI Parque Mambucaba II está sendo usado como centro de cadastramento e distribuição de kits de limpeza e higiene pessoal.
Já a Escola Municipal Professora Manoelina Rodrigues Barbosa, também no Parque Mambucaba, está passando por recuperação estrutural após os danos causados pelas chuvas. Para assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios, as aulas suspensas serão repostas em datas alternativas, de acordo com a prefeitura. (Foto: Divulgação)